imagens: Associação 25 de Abril / Rádio Voz da Planície / DR
Celebra-se o 49º Aniversário da Revolução de Abril e, em várias localidades do Alentejo, há muitos espectáculos para assinalar da melhor forma, uma das datas mais importantes da história do país, na qual a música teve, e tem tido sempre, um papel fundamental. Aqui ficam algumas das propostas musicais para os próximos dias (clique nos nomes das localidades para consultar as informações mais detalhadas).
Em Beja, os Virgem Suta, Edu Monteiro e Malino são nomes que todos conhecem e são uma boa parte destas comemorações. De acordo com o programa, mais perto da data, os Malino e os Hybrid Theory, banda de tributo aos Linkin Park, actuam na noite do dia 22 (sábado). A Banda da Sociedade Filarmónica Capricho Bejense começa a noite do dia 24 e Edu Monteiro, o conhecido músico e produtor de Beja, actua antes da meia-noite. Os Virgem Suta tocam depois, já no dia 25 de Abril e a festa da madrugada segue com o Dj Badá. Estes concertos têm todos lugar na Praça da República.
Alcácer do Sal faz a festa no dia 24, com o concerto de Marisa Liz e depois da meia-noite com Dj Sunlize.
Aljustrel junta vários nomes no 24 de Abril, numa noite que conta com FF, Sissi Martins, CC, Simão Romão, Rodrigo Aleixo e Banda N.E.I.M. No dia 25, à tarde, unem-se as vozes do cante, num encontro de vários grupos intitulado “Aljustrel Canta Abril”.
Em Almodôvar, Os Vocalistas cantam Abril com os alunos de cante da Escola Básica de Almodôvar e Rosário, também no dia 24.
Alvito junta duas celebrações, a Revolução dos Cravos e os 40 anos da Biblioteca Municipal Luís de Camões. O programa é vasto e o cante vai destacar-se durante a tarde do dia 25 de Abril.
Barrancos aposta nos The Crazy 80's e Dj Pika, para fazer a festa da noite da Revolução.
Syro faz as honras em Castro Verde, actuando hoje, dia 20, e amanhã, 21, a noite conta com o fadista António Pinto Bastos. No sábado, dia 22, acontece um espectáculo diferente, intitulado “Milagre e Batalha de Ourique”, num ambiente electrónico conduzido por Rui Santa e Filipe Pilar, e que tem lugar na Basílica. Para fechar, na noite de 24 de Abril, Rita Guerra e Os Ganhões de Castro Verde juntam-se em palco.
Em Cuba, o cante ocupa uma boa parte da noite de 24, com vários grupos corais que se juntam depois à Banda da Sociedade Filarmónica Cubense "1º de Dezembro". Segue-se o concerto com Ana Castelo e o projecto Abril Vezes Mil. A entrada no 25 de Abril é feita com a arruada acompanhada também pela Banda Filarmónica.
Em Évora as actividades são muitas e grande parte passa pela SOIR, a Sociedade Operária de Instrução e Recreio Joaquim António D'Aguiar, onde acontecem vários concertos.
Ferreira do Alentejo destaca no seu programa do dia 24, o Grupo Coral Infantil "Os Rurais", de Figueira de Cavaleiros, seguido da actuação de Luís Represas.
Este ano, Grândola tem no programa o concerto de Ana Moura, na noite de 24, seguido da arruada com a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense. Depois da meia-noite, Cassapo, o rocker português, relembra muitos dos nomes da música nacional. Mas, boa parte das celebrações na Vila Morena estão também focadas na homenagem a Chico Buarque, terminando na noite de 25, com o tributo ao ícone brasileiro no concerto intitulado "Quem Te Viu, Quem Te Vê".
Mértola conta com o concerto de Pedro Moutinho, numa noite de fado para celebrar no 24 de Abril.
A mesma noite, em Moura, faz-se ao som da Sociedade Filarmónica União Mourense "Os Amarelos", à qual se juntam as vozes locais de Maria Infante e Alexandra Caeiro.
Em Odemira, nos muitos palcos onde tudo acontece, destacam-se Carlão, no dia 22, Bárbara Bandeira, dia 23, Frankie Chavez, antes da meia-noite de 24 e Miguel Araújo actua depois. Pela madrugada dentro, Xinobi faz do palco uma pista de dança. Mas, as comemorações só ficam completas com o concerto de Capicua, na noite de 25.
Ourique celebra Abril e também o 13º aniversário da sua Biblioteca e por isso, no dia 24, faz uma "Manhã de Abril", com plantação de cravos feita ao som de canções entoadas pelas vozes dos alunos do concelho e na qual se cantam também os parabéns à Biblioteca Municipal Jorge Sampaio.
Portel celebra com a Banda Filarmónica Municipal Portelense, no dia 24, e Festa Popular, no dia 25.
Santiago do Cacém convida Carlão e Dj Mikas para fazerem também da noite de 24 uma grande festa, que este ano tem lugar em Vila Nova de Santo André.
Serpa destaca no dia 23, o tributo ao cantor, escritor e compositor Chico Buarque, com o concerto já referido, "Quem Te Viu, Quem Te Vê", e no dia 24 a música é de Sebastião Antunes & Quadrilha, seguindo-se a arruada ao som da Banda da Sociedade Filarmónica de Serpa.
Viana do Alentejo tem o concerto dos Boina Cantary, grupo de intervenção com o cante alentejano sempre na garganta, a marcar a noite de 24.
Em Vidigueira, também no dia 24, há arruada de bombos com os Alén'Ritmo e Luís Simenta faz depois a animação musical, cantando o Alentejo.
Boas celebrações e bons concertos.
© 2025 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com