Voltar

Discos, Concertos

Pedro Mafama apresenta “Estava No Abismo Mas Dei Um Passo Em Frente”

Pedro Mafama apresenta “Estava No Abismo Mas Dei Um Passo Em Frente”

Discos, Concertos

O novo álbum de Pedro Mafama já tem título e é sugestivo, “Estava No Abismo Mas Dei Um Passo Em Frente”. Em 2021, no disco de estreia, já tinha "brincado" com o clássico "Por Este Rio Acima", de Fausto, intitulando o seu primeiro registo de “Por Este Rio Abaixo”. No passado dia 24 ficámos a conhecer “Estrada”, tema que junta o cante alentejano (Mineiros de Aljustrel) com a rumba portuguesa e a pandiga, numa viagem pelas estradas do universo multicultural, festivo e folclórico de Pedro Mafama. A edição deste segundo álbum está prevista para Maio e é no dia 20 desse mês que o apresenta em concerto no Festival Islâmico, em Mértola, no palco do Cais do Guadiana.

Sobre "Estrada", o seu novo single e uma das canções do disco “Estava No Abismo Mas Dei Um Passo Em Frente”, Pedro Mafama diz que “é uma música que fala sobre querer escapar às garras de algo ou alguém que nos faz mal, e acelerar em frente pela estrada fora em busca da felicidade. A canção junta Cante Alentejano com Rumba Portuguesa, que são expressões de dois povos do nosso país que têm tanto que os liga musicalmente, mas infelizmente tanto que os separa nos dias de hoje. Ao Hino dos Mineiros cantado pelo Grupo Coral do Sindicato dos Mineiros de Aljustrel juntamos a guitarra do Chico Montoya (Ciganos D’Ouro), a voz e palmas do Diego El Gavi e o teclado do José Lebre.”

O vídeo conta com a assinatura de André Caniços e reflete a pesquisa constante de Mafama na busca por uma sonoridade única. No clip estão juntas diferentes culturas populares, desde corridas de drift em Guilhabreu (Porto) aos teclados de Rumba Portuguesa no Norte (DJ Zézinho), passando por uma pandiga com veteranos da música cigana portuguesa em Lisboa, seguindo-se Elvas e por fim a Aljustrel, num encontro do cante alentejano na Taberna do Filipe.

Pedro Mafama reúne no álbum bailes, rumbas portuguesas e marchas, debruçando-se nos sons da sua infância, com composições da sua autoria, celebrando o momento actual. As gravações do novo disco decorreram no estúdio Namouche, em Lisboa.

No dia 20 de Maio, Pedro Mafama actua no Festival Islâmico em Mértola, passando depois, em Junho, pelo palco do Festival MED e a 26 de julho, viaja até à Madeira, para actuar na Semana da Juventude de Câmara de Lobos, concertos nos quais apresenta o novo disco, “Estava No Abismo Mas Dei Um Passo Em Frente” e certamente, temas de “Por Este Rio Abaixo”, o álbum de estreia editado em 2021.

Leia também...

Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.