Voltar

Discos

Os UHF regressam aos singles com 'A Primeira Noite Sem Ti'

Os UHF regressam aos singles com 'A Primeira Noite Sem Ti'

Discos

'A Primeira Noite Sem Ti' foi escrita em 2004 e vai fazer parte do novo álbum com edição agendada para janeiro de 2023, mas antes, já no próximo dia 18 de novembro, vamos conhecer dois registos gravados ao vivo durante a pandemia e nessa mesma data os UHF celebram 45 anos de rock.

Logo aos primeiros instantes do novo single 'A Primeira Noite Sem Ti', notamos algo de diferente na sonoridade dos UHF. António Manuel Ribeiro explica-nos simplesmente "a resposta mais honesta é dizer: acontece. Quando estou na pele do autor – e estou sempre, mesmo inconscientemente –, quando agarro na guitarra e uma melodia se encosta às palavras, deixo-me ir, é como se um regato descesse a montanha escolhendo o caminho."

Sabemos também, que este single estava guardado há anos no portefólio de António Manuel Ribeiro como nos diz o próprio "... esta canção foi escrita em 2004, sei a data porque a registei na SPA. Um dia, um técnico que trabalhava connosco e também com a Adelaide Ferreira, perguntou-me se podia escrever uma ou duas canções para o novo disco que a Adelaide ia gravar. Disse-lhe que sim. Um tempo depois telefonei-lhe a informar que tinha duas canções prontas. Nesse mesmo dia ligou-me a dizer que já não era preciso, o disco já estava gravado. Guardei as canções, mas de vez em quando 'A Primeira Noite Sem Ti' aparecia-me no monte de folhas que reúnem os meus trabalhos. E a melodia, que não gravara, estava sempre lá."

Questionando António Manuel Ribeiro se com este novo single existe uma "viragem" na sonoridade habitual dos UHF, o mentor da banda diz-nos que  "... não, não mudámos de abordagem musical, mas acrescentámos outros atributos ao nosso trabalho. Porventura, uma das poucas particularidades positivas da pandemia, foi dar-me tempo, sem digressões, escrevi em continuum, e hoje posso escolher. Mas, o lado do trovador de intervenção também está presente com o peso do nosso som. É preciso acordar as pessoas, tirá-las do rebanho."

Mas, as novidades não ficam apenas pela edição deste novo single 'A Primeira Noite Sem Ti' e de um novo álbum de originais em janeiro de 2023. Existem outros lançamentos, neste caso de discos ao vivo, já a 18 de novembro. António Manuel Ribeiro diz-nos o porquê e o que são estes dois novos registos "ambos resultam de concertos gravados em 2021, sob o regime pandémico com salas a 50% da capacidade, o que é muito estranho porque o chip cerebral vê a sala como meio vazia e tudo mascarado. No primeiro disco, gravado na Casa da Música do Porto, celebramos o 40.º aniversário do LP À Flor da Pele, o nosso primeiro. No segundo disco, gravado no Coliseu do Porto, apresentamos o formato de concerto que trabalhámos para a quadra natalícia, baseado na canção 'Podia Ser Natal': era urgente para todos, nós, artistas, e o público, sair de casa e retomar o caminho das tamanquinhas, ir e desfrutar um espectáculo. Vamos precisar de muito tempo para fazer desaparecer as cicatrizes da 'estranheza' a que fomos obrigados. Há tanta violência gratuita à solta, vemos na comunicação social; a música pode e sabe ajudar."

A 'Primeira Noite Sem Ti' já está disponível nas plataformas digitais.

Leia também...

Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.