Logo aos primeiros instantes do novo single 'A Primeira Noite Sem Ti', notamos algo de diferente na sonoridade dos UHF. António Manuel Ribeiro explica-nos simplesmente "a resposta mais honesta é dizer: acontece. Quando estou na pele do autor – e estou sempre, mesmo inconscientemente –, quando agarro na guitarra e uma melodia se encosta às palavras, deixo-me ir, é como se um regato descesse a montanha escolhendo o caminho."
Sabemos também, que este single estava guardado há anos no portefólio de António Manuel Ribeiro como nos diz o próprio "... esta canção foi escrita em 2004, sei a data porque a registei na SPA. Um dia, um técnico que trabalhava connosco e também com a Adelaide Ferreira, perguntou-me se podia escrever uma ou duas canções para o novo disco que a Adelaide ia gravar. Disse-lhe que sim. Um tempo depois telefonei-lhe a informar que tinha duas canções prontas. Nesse mesmo dia ligou-me a dizer que já não era preciso, o disco já estava gravado. Guardei as canções, mas de vez em quando 'A Primeira Noite Sem Ti' aparecia-me no monte de folhas que reúnem os meus trabalhos. E a melodia, que não gravara, estava sempre lá."
Questionando António Manuel Ribeiro se com este novo single existe uma "viragem" na sonoridade habitual dos UHF, o mentor da banda diz-nos que "... não, não mudámos de abordagem musical, mas acrescentámos outros atributos ao nosso trabalho. Porventura, uma das poucas particularidades positivas da pandemia, foi dar-me tempo, sem digressões, escrevi em continuum, e hoje posso escolher. Mas, o lado do trovador de intervenção também está presente com o peso do nosso som. É preciso acordar as pessoas, tirá-las do rebanho."
Mas, as novidades não ficam apenas pela edição deste novo single 'A Primeira Noite Sem Ti' e de um novo álbum de originais em janeiro de 2023. Existem outros lançamentos, neste caso de discos ao vivo, já a 18 de novembro. António Manuel Ribeiro diz-nos o porquê e o que são estes dois novos registos "ambos resultam de concertos gravados em 2021, sob o regime pandémico com salas a 50% da capacidade, o que é muito estranho porque o chip cerebral vê a sala como meio vazia e tudo mascarado. No primeiro disco, gravado na Casa da Música do Porto, celebramos o 40.º aniversário do LP À Flor da Pele, o nosso primeiro. No segundo disco, gravado no Coliseu do Porto, apresentamos o formato de concerto que trabalhámos para a quadra natalícia, baseado na canção 'Podia Ser Natal': era urgente para todos, nós, artistas, e o público, sair de casa e retomar o caminho das tamanquinhas, ir e desfrutar um espectáculo. Vamos precisar de muito tempo para fazer desaparecer as cicatrizes da 'estranheza' a que fomos obrigados. Há tanta violência gratuita à solta, vemos na comunicação social; a música pode e sabe ajudar."
A 'Primeira Noite Sem Ti' já está disponível nas plataformas digitais.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com