Voltar

Discos, Concertos

Marcelo D2 regressa a Portugal com novo disco

Marcelo D2 regressa a Portugal com novo disco

Discos, Concertos

Marcelo D2 está de volta e com um novo álbum na bagagem, o disco "IBORU", com 16 faixas e as colaborações de Zeca Pagodinho, B Negão, Xande de Pilares, Alcione, Mumuzinho, Mateus Aleluia e a banda Metá Metá. Depois do enorme sucesso da última passagem em Portugal em 2023 com o coletivo Bamba Social (em formato Roda de Samba), um dos principais artistas da música urbana brasileira, está de regresso para dois concertos, nos dias 19 e 21 de julho, no Festival Mimo em Amarante e no Palácio Baldaya em Lisboa, respetivamente, inseridos na digressão europeia "IBORU Euro Tour".

Foto: Marcelo D2 tour

fotografia: Rodrigo Ladeira

Este novo disco traz uma nova estética musical, na qual a potência do rap é levada pela primeira vez para o terreiro sagrado do samba.  O grave do 808 une-se à cadência e à formação clássica do samba no terreiro. Neste "novo samba tradicional" de Marcelo D2, cavaquinho, coro, percussão e metais dialogam harmoniosamente com os graves eletrónicos do rap.

Marcelo D2 traz também nesta digressão uma experiência imersiva, já apresentada este ano em São Paulo. O artista desdobra o universo deste disco, através de vários elementos que unem a arte, música, debates, cinema, com uma curta-metragem homónima, com guião de D2 e de co-direção de  Luiza Machado, que também assina a direção do projeto, e realização da PUPILA DILATADA - produtora do casal.

Ao folhear as páginas da música brasileira, poucos artistas se destacam tanto na música brasileira como Marcelo D2. Com o seu ADN irreverente e lírica afiada, Marcelo sabe como poucos sintetizar a alma brasileira em versos e melodias. Ao longo dos anos, D2 lançou uma série de álbuns que, além de reafirmar o seu talento, mostravam um artista em constante evolução. "Meu Samba é Assim" (2006), "Marcelo D2 canta Bezerra da Silva" (2010), "Nada Pode Me Parar" (2013), "Amar É Para os Fortes" (2018), e "Assim Tocam os Meus Tambores (2020) são testemunhos da jornada de um artista que nunca se contentou em ficar parado.

2023 torna-se ainda mais especial para Marcelo. Com "IBORU", inaugurou o que chamou de "novo samba tradicional", levando o rap para o terreiro do samba. O projeto a solo demonstrou, mais uma vez, a capacidade do artista em reinventar-se e a propor novas estéticas artísticas, a partir da fusão improvável de elementos que fazem parte de seu multiverso musical.

Marcelo D2 é um verdadeiro renaissance man contemporâneo. Não reflete apenas a cultura brasileira, mas molda e redefine-a em cada nova obra. O seu legado é uma fusão harmoniosa de ritmos, palavras e imagens que capturam a essência do Brasil, fazendo dele um ícone cultural inegável. A jornada de Marcelo D2 é um testamento da rica tapeçaria da cultura brasileira, e pode ser ser visto e ouvido ao vivo em Portugal, em julho.

Leia também...

Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.