O músico vai reproduzir na íntegra o disco dos Rio Grande e juntar os trabalhos da Ala dos Namorados, Baile Popular e Tais Quais com a raiz comum que os une a todos, a matriz alentejana, tanto na escrita como na música.
Neste espetáculo único, os Caixeiros-Viajantes, o coro conduzido por António Caixeiro distribui-se em círculo pelo palco em torno de João Gil e Mário Delgado, numa atmosfera que homenageia e coloca o Alentejo no centro das atenções. Algumas das músicas que podemos esperar são, por exemplo, “Postal dos Correios”, “Senta-te aí”, “Rosa Albardeira “, entre muitos outros sucessos.
A comemorar 46 anos de carreira, João Gil editou "46 JG 22", álbum que compôs, escreveu e interpretou por completo. A componente de sustentabilidade ambiental também teve importância neste novo trabalho, visto que a sua edição física é produzida a partir de materiais reciclados.
Depois de algumas interrupções, o ano de 2023 assinala o regresso de Ala dos Namorados, com João Gil e Nuno Guerreiro ao leme. A acompanhá-los juntam-se Rúben Alves no piano, Alexandre Frazão na bateria, Nelson Cascais no contrabaixo e Luís Cunha no trompete. A banda gravou um novo álbum de originais, a ser editado em breve, com poemas de alguns dos mais proeminentes escritores da língua portuguesa.
Ao longo de mais de 40 anos de música portuguesa, João Gil distingue-se como compositor de algumas das músicas que farão, para sempre, parte da memória colectiva nacional. "Saudade", "125 Azul", "Os Loucos de Lisboa", "Postal dos Correios", entre tantas outras, são exemplos de canções com a assinatura de João Gil que se tornaram verdadeiros fenómenos de popularidade.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com