Voltar

Discos

Inês Monstro estreia-se com "Brilho"

Inês Monstro estreia-se com "Brilho"

Discos

A atriz Inês Laranjeira estreia-se como cantora e compositora com a edição do álbum "Brilho", que assina como Inês Monstro. Composto por 8 faixas com o contributo de Choro, na produção musical, e Rita Onofre e Matheus Paraizo, na lírica e composição harmónica, a artista alia os poemas a ritmos fortes e disruptivos, apoiados em guitarras e percussões marcantes, cruzando os universos da pop, hyperpop, eletrónica e música de cariz mais urbano. "Sina" é uma das canções do disco e uma das novas propostas para ouvir na Rádio Voz da Planície.

fotografia: Filipe Feio | artwork: Rodrigo Pires Correia

Inês Monstro, nome artístico de Inês Laranjeira, ficou conhecida pelo público aos 16 anos, como finalista do programa "Ídolos", da SIC, em 2009/10. A irreverência que carrega desde cedo reflete-se, agora, numa artista madura e com narrativas únicas.

Depois de ter estudado Canto e de se ter formado como Atriz na Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa, Inês Monstro colaborou com vários artistas nacionais e internacionais de diferentes áreas e géneros musicais, experiências que lhe permitiram evoluir não só como cantora, atriz e performer mas, também, como songwriter.

No início de 2023 lança o primeiro single, 'Porque Te Quero', ao qual se seguiram 'Tanto Tempo', 'Hipnose' e agora 'Sina', que acompanha o lançamento do álbum de estreia "Brilho", um disco com composições próprias e sonoridades contrastantes que habitam o mesmo universo.

"O disco é centralizado em temáticas focadas no desenvolvimento da condição humana, como o amor, a traição, a saúde mental, a vulnerabilidade ou o desejo", revela a artista. "Brilho" é "uma visão plural, pessoal e artística em que aceito a dualidade de conviver com o belo e o grotesco presentes à nossa volta e nos nossos 'monstros' interiores", completa Inês Monstro.

Em "Brilho", a cantautora e performer apresenta músicas polarizantes e tece novas linhas da canção pop portuguesa. Em temas como 'P'ra Deixar Tua Calma' deixa-se influenciar pelo hyperpop e por referências de artistas como Björk, Sevdaliza e Arca, transporta-nos para o universo mais urbano com 'Hipnose' e define sonoridades pop atuais em 'Porque Te Quero' e 'Tanto Tempo'. O álbum chegou no passado dia 6 acompanhado pelo single 'Sina', marcado por uma sonoridade mais eletrónica.

"'Sina' é uma faixa que revela um lado mais eletrónico do álbum e escolhi esta canção para single porque acho que era o capítulo que faltava. A letra vem de um lugar de escuridão que habita em mim e fala sobre carregarmos as consequências das nossas ações, mesmo que isso nos provoque algum tipo de dor", conta Inês Monstro.

Além da componente musical, Inês Monstro lidera a direção criativa de todos os videoclipes do disco, que encara como uma extensão da narrativa das músicas que o compõem. 'Sina' não é exceção e apresenta-se com um visual inspirado no universo de "super-heroínas" e na imagética do filme "Matrix".

"O videoclipe conta com a participação de bailarinas incríveis de K-Pop. Conheci-as e fiquei logo impressionada com a garra delas e quis convocar essa força para este projeto. A coreografia é da Sasha Costa, que assume comigo a direção artística tanto deste videoclipe como do concerto de apresentação do álbum", diz a artista.

Inês Monstro prepara agora o espetáculo de apresentação de "Brilho", marcado para 19 de outubro, no Musicbox (Lisboa). Com um conceito ligado à sua formação performativa em Teatro, aposta num concerto ao vivo singular, no qual acrescenta a Dança à sua identidade musical e artística, num espetáculo único que promete surpreender o público e marcar o lugar de Inês Monstro no panorama musical português. O espetáculo tem o apoio da Batida FM.

Leia também...

Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.