Voltar

Entrevista

GeraSons - Maria Mendonça e a força das canções

GeraSons - Maria Mendonça e a força das canções

Entrevista

Por vezes, a aparente fragilidade esconde uma força interior que só se descobre nas canções. Maria Mendonça é assim e é uma artista de corpo e alma. Esta é a vida que quer e está a lutar por isso. Estuda para ser cantora e compositora, mas a verdade é que já o é.

Depois de nos mostrar 'O essencial', '8 ou 80' e 'A culpa é da Lua', com a humildade de quem sabe que no início tudo parece mais distante e difícil de atingir, Maria Mendonça lançou agora 'O que é feito de ti?', canção através da qual tira a capa da timidez e expõe o que sente na pele, sem meias-palavras.

É de Lisboa, tem 23 anos e a sua formação profissional está ligada ao Direito, mas não era essa a sua ambição e essa constatação não é de hoje, já vem desde pequena. Por isso, não se ficou pela vontade e começou a estudar música muito cedo para poder dar voz àquela que é a sua grande paixão.

Foi a sua mãe, que adora cantar e tocar guitarra, quem lhe ensinou os primeiros acordes e o seu pai, fã de Caetano Veloso e Maria Bethânia, apresentou-lhe a Bossa Nova. Mas também The Beatles, John Mayer e Mafalda Veiga, são exemplos das influências e do ecletismo de Maria Mendonça.

O primeiro original surgiu quando tinha apenas 13 anos e foi também então que percebeu que a composição e a escrita eram tudo o que queria fazer, começando primeiro por apostar no inglês. Mais tarde, e a par com o curso de Direito, estudou 3 anos na Escola JbJazz e as aulas de harmonia, treino auditivo e formação musical deram-lhe a ajuda que necessitava para começar a cantar e compor melhor as suas ideias, apostando então na sua língua materna.

Em 2017 lançou 'O essencial', o primeiro single oficial, produzido por João Só, e quatro anos depois mostrou mais dois temas, '8 ou 80' e 'A culpa é da Lua', com a ajuda na produção de Luís Roquette.
No mesmo ano participou no The Voice Portugal, onde arriscou cantar '8 ou 80', o seu original que acabou por integrar a banda sonora do programa 'Quem quer namorar com o agricultor'.

Estas aventuras foram uma aprendizagem, mas também a levaram a querer saber mais e a continuar a estudar, por isso está agora inteiramente dedicada ao Curso de Jazz e Música Moderna da Lusíada e, ao mesmo tempo, está a desenvolver uma curadoria artística na Fábrica Braço de Prata, onde atua com alguma regularidade.

Ao ouvirmos as suas canções por ordem cronológica, vamo-nos apercebendo do amadurecimento das composições e das palavras, e o que parecia distante vai estando cada vez mais perto, com o sonho a tornar-se na realidade do dia-a-dia de mais uma estrela desta crescente e cada vez mais brilhante galáxia, na qual se está a transformar a nova geração de cantautores portugueses.

Maria Mendonça fez uma pausa nos estudos para nos contar a sua história no GeraSons, na Rádio Voz da Planície, a voz de todas as gerações.

Leia também...

Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.