imagens: Festival Giacometti / DR
A figura que dá o nome ao festival, Michel Giacometti, foi uma personalidade que, apesar de natural da Córsega, fez um trabalho de recolha e investigação notáveis em prol da Cultura Popular - literatura oral, música, dança e medicina tradicional.
Existe uma ligação forte de Giacometti a Ferreira do Alentejo onde, em 1968, fez várias recolhas relacionadas com o cante em Peroguarda, Ferreira do Alentejo e Figueira dos Cavaleiros. Os laços profundos que estabeleceu com a comunidade local, nomeadamente com Peroguarda, onde criou diferentes amizades, levam-no a escolher a pequena e branca aldeia como a sua ultima habitação.
Como diz a organização, o Festival Giacometti é um "autêntico rebuliço criativo no Alentejo" e através do qual "cuidamos raízes e lançamos rebentos, acarinhamos idosos e destacamos os novos, valorizamos o património material e imaterial, e, abraçamos o intercâmbio de experiências e saberes entre população local e gentes de todas as proveniências. Nesta planície vasta, no extremo ocidente europeu, somos o que somos, solenes e destemidos."
De 1 a 4 de Junho, entre quinta-feira e domingo, a programação do Festival Giacometti oferece bons motivos para um passeio a Ferreira do Alentejo. "A viola campaniça “O Outro Alentejo”, Inauguração da Exposição com a presença de Pedro Mestre, "De dentro do Cante", uma instalação com áudios da poetisa Virgínia Dias, nascida em 1935 na Peroguarda, a "Oficina de Música - adufes e canto", pelas Crua, o Conjunto!Evite, Marco Santos e Martín Sued, e Lura, são algumas das muitas e excelentes propostas deste festival único e de entrada livre.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com