Voltar

Festivais

Encontros de Alvito, a 3ª edição já acontece

Encontros de Alvito, a 3ª edição já acontece

Festivais

Os Encontros de Alvito, Festival de Arte, Ciência e Ecologia, aposta nos dias 2, 3 e 4 de Junho e junta, num vasto programa, concertos, oficinas, Parque dos Encontros, cante, circo, dança e património. No que diz respeito aos concertos, Lena D'Água e Benjamim, B Fachada, Anastácia Carvalho e Freddy Locks são os nomes em destaque nesta 3ª edição. No entanto, estes encontros organizados pelo Clube da Natureza de Alvito, não se ficam pelos dias do cartaz.

imagens: Encontros de Alvito / Clube da Natureza de Alvito / DR

Nas palavras da organização, "mais do que um festival de música e cultura, os “Encontros de Alvito” nasceram em 2021 da necessidade de discutir entre a própria comunidade, e quem a visita, formas de dinamizar um futuro mais positivo para o interior do país, neste pequeno concelho no interior do Alentejo, com cerca de 2500 habitantes. O festival afirma-se também, desde a primeira edição, como um movimento social em que se debatem projetos para que as gerações futuras possam transformar a sua relação com todos os seres vivos, numa vida com mais harmonia, através da transmissão e partilha de práticas ecológicas sustentáveis."

À conversa com a Rádio Voz da Planície, Gonçalo Pôla, principal responsável pelo evento, fala de Alvito como uma família sempre disponível e que se envolve, sem que seja necessário apelar ao voluntariado. Está nas pessoas, em quem passa e simplesmente se aproxima e começa a participar e a ajudar. O mentor do festival fala-nos então dessa relação, entre a localidade e quem a habita, e de como, de forma espontânea, a missão do festival se tornou uma missão comunitária.

Como se pode perceber pelas palavras de Gonçalo Pôla, para quem como ele, que conhece toda a gente, ou se não conhece, cumprimenta quem passa na rua, é mais do que natural haver quem pare para ajudar e participar. E esta motivação tem crescido junto das pessoas de Alvito, mas não só.

O programa é maior que os três dias nos quais se centra o cartaz principal e, descontraidamente, Gonçalo Pôla desfia de memória o que se pode ver, ouvir, sentir, e claro, no que se pode participar, já a partir de hoje, porque, quem vai a estes encontros, não é apenas um mero espectador.

E o principal responsável pelo acontecimento destes Encontros de Alvito, sabe que este festival tem todo o potencial para crescer em datas, em eventos e em família.

O festival Encontros de Alvito tem como tema central, nesta 3ª edição, a Terra e o seu potencial na criação das mais diversas formas de vida.

Leia também...

Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.