Voltar

Discos

Duetos de Carlos do Carmo reunidos em nova compilação

Duetos de Carlos do Carmo reunidos em nova compilação

Discos

"Duetos" é o título da nova compilação de Carlos do Carmo, que chega amanhã, 17 de Março, às lojas e às plataformas digitais. Esta é mais uma prova viva de como o fadista encarava a música, sempre privilegiando a partilha e a comunhão com o outro. Ao longo de todo o seu percurso, o cantor nunca se coibiu de estar no palco e no estúdio com outras vozes, como aconteceu no álbum "Fado É Amor", todo composto por duetos com alguns dos melhores intérpretes de fado da atualidade.

foto: Ana Brígida / DR

Antes do lançamento de "Duetos", a Câmara Municipal de Lisboa, com a colaboração da EGEAC – Museu do Fado e das Juntas de Freguesia de Alcântara e Belém, homenageou o fadista com a inauguração do Passeio Carlos do Carmo, localizado na zona ribeirinha de Belém, entre o Terreiro das Missas e o Jardim das Docas da Ponte.

A cerimónia decorreu no passado dia 11 de Março, com o descerrar da placa toponímica Passeio Carlos do Carmo, pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, seguida do concerto de Camané que interpretou cinco temas de Carlos do Carmo, artista que tanto e tão bem cantou a cidade de Lisboa.

Curiosamente, Camané é uma das vozes que se ouve no primeiro dueto desta nova compilação, "Fotos do Fogo", ao lado de Sérgio Godinho e que fez parte, originalmente, da compilação "O Irmão do Meio", de Sérgio Godinho. Recuperamos ainda o célebre "Fado Tropical", um tema original de Chico Buarque que foi interpretado em dueto com Carlos do Carmo para o filme "Fados", de Carlos Saura.

"Lisboa, Menina e Moça", que foi escrita por Paulo de Carvalho para o fadista, surge nesta nova compilação em dueto entre estas duas vozes que trabalharam recorrentemente a dois.

Ao longo desta compilação encontramos vozes de vários géneros e latitudes geográficas, desde Marco Rodrigues com "O Homem do Saldanha" (tema que integrou, originalmente, o álbum "Tantas Lisboas", de Marco Rodrigues), a Pedro Abrunhosa com "Manhã", passando por Dany Silva com "São Crianças" ou pela versão do clássico "O Cacilheiro" pelo produtor de hip hop Stereossauro com The Legedary Tigerman, Ricardo Gordo e, claro, Carlos do Carmo.

"Duetos" de Carlos do Carmo é o espelho de como a influência do fadista não conheceu barreiras. A compilação é editada amanhã em formato físico e digital.

"Fotos do Fogo", de Sérgio Godinho, com Camané e Carlos do Carmo

Leia também...

Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.