imagens: Pedro Abrunhosa / Sebastião Ferreira / DR
A dois meses da estreia do espectáculo em Portugal, o documentário sobre a digressão europeia de Pedro Abrunhosa com Os Camponeses de Pias estará disponível no próximo dia 6 de Fevereiro. Como diz o músico na sua página "esta junção da música com o Cante Alentejano arrebatou os corações de quem o viu em Paris, Luxemburgo, Bruxelas e Londres. Agora, vemos estas emoções vertidas no filme realizado por Sebastião Ferreira, com estreia no Youtube a dois meses deste espectáculo subir aos palcos do Coliseu do Porto, do Convento São Francisco em Coimbra e do Coliseu de Lisboa."
Em 1994, depois de editar o álbum de estreia Viagens, Pedro Abrunhosa, que sempre abraçou sonoridades urbanas e electrónicas, bem patentes nesse disco, retirou-se durante três meses para o Alentejo numa tentativa de melhor entender origens e mistérios do Cante Alentejano. “O Cante é, para mim, a mais excelsa e suprema forma de arte popular em Portugal ligada à ancestralidade e à terra”, explica o cantautor no documentário.
Não foi em 1994 que conseguiu fazer a ponte entre a sua música e o, agora, Património Imaterial da Humanidade: demoraria 29 anos a ser bem sucedido nesse projecto. É este o conceito que pisará agora os mais relevantes palcos portugueses, juntando Pedro Abrunhosa a'Os Camponeses de Pias, dirigidos por Paulo Ribeiro. O resultado tem revelado “generosidade, genuinidade e entrega” e é, em cena, um arrebatador momento de emocionalidade.
Este espectáculo surgiu, também, da vontade do artista portuense de se afastar da submissão da música, enquanto expressão artística, à técnica como resultado.
Esta bem sucedida digressão tem o apoio da Câmara Municipal de Serpa e o documentário conta com a realização de Sebastião Ferreira e edição de Joel Correia num projecto apoiado pela Delta Cafés.
Segunda-feira, 6 de Fevereiro, estreia do documentário no Youtube.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com