fotos: ®Alipio Padilha e Nuno Miranda
Depois de ter integrado a banda The Happy Mess, nos sintetizadores e voz, entre 2011 e 2017, Joana Sequeira Duarte lançou-se num percurso a solo, estreando-se com o nome Dela Marmy em 2019, desenvolvendo a partir daí uma música onde a pop mais sonhadora coabitava com influências do rock ou folk mais alternativos, ao mesmo tempo que, em palco, as canções ganhavam cor, volume e um corpo feminino performativo, ou não tivesse ela estado ligada à dança durante muitos anos. Dança aliás como canta, misto de delicadeza, encanto e verdade.
Após a edição de dois EPs, afirma-se uma nova Dela Marmy aquela que se apresenta neste novo longa-duração, que tem edição agendada para o início de 2024.
E ninguém melhor que a autora para descrever a história de "E se o céu se apagar": "é uma carta escrita por amor, é uma canção de procura e de encontro entrecortada pela força dos contrastes e contradições que, também, o amor alberga. Foi a primeira canção que escrevi em português, mas, para além disso, foi o momento de viragem no processo de criação deste álbum, pois com ela percebi que estava a ser ocupada por uma avalanche de sentimentos e pensamentos que gritavam para ser escritos e entendidos. Não tive outra hipótese, não tenho outra hipótese senão escrever e compor com o que realmente me vem de dentro e que nem sempre sei do que se trata à partida. Abri e esventrei o meu corpo e assim permiti que essa força selvagem e transformadora tivesse o seu espaço e voz próprios, que seguisse pelo mundo ganhando outras formas, encontrando, mais tarde, outro corpo, outros corpos.
Fecho os olhos e estas canções são hoje inteiramente uma parte do que sou, ou tudo o que fui no momento em que as criei, nas suas diferentes nuances, estou completamente implicada, não há separação entre a canção e quem a cria. São força, são dor, são leveza, são pesar, são amor, são esperança, são ambiguidade e são também clarividência.
Tive a sorte de encontrar o Joca durante este longo processo criativo, produtor que tão bem entendeu o que eu procurava, com todo o desejo, dizer", palavras partilhadas por Dela Marmy.
Enquanto o disco não chega, "E se o céu se apagar" e "Acaso", com a participação das Sopa de Pedra, são duas das novas propostas do som nacional para ouvir na Rádio Voz da Planície.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com