Voltar

Música, Biografia

Da Weasel - "Uma Página da História"

Da Weasel - "Uma Página da História"

Música, Biografia

Já chegou "Uma Página da História", a biografia oficial dos Da Weasel assinada por Ana Ventura, jornalista e escritora ligada desde sempre à música. Este é o resultado de um ano de longas conversas, nas quais todos os atuais membros da banda partilham as suas memórias e alguns dos segredos que, até agora, nunca foram revelados. Mais do que um livro, é um mergulho num percurso de 30 anos repleto de momentos que marcaram a vida do coletivo, mas também a vida de toda uma geração.

O design da capa, criado por João Nobre, representa o ponto de partida para essa viagem: da sua formação aos singles e álbuns editados ao longo da sua carreira, passando pelos concertos que, ainda hoje, habitam no imaginário de quem teve a oportunidade de os viver, sem nunca esquecer as pessoas por detrás dos microfones e instrumentos que contam tudo na primeira pessoa - Carlos Nobre (Pacman/Carlão), João Nobre (Jay Jay Neige), Bruno Silva (Virgul), Pedro Quaresma (Quakas), Guilherme Silva (Guillaz) e Miguel Negretti (DJ Glue) são os verdadeiros protagonistas desta narrativa.


"Nunca, em circunstância alguma, abrimos a janela da nossa toca de uma forma tão profunda como agora. Logo, uma janela na capa, com o recorte da Doninha, pareceu-me a forma mais natural de convidar a espreitar, a observar, a participar nos momentos mais íntimos e reservados das nossas estórias", comenta João Nobre sobre a biografia dos Da Weasel.

Para assinalar este lançamento, durante os meses de Maio e Junho, os Da Weasel voltam a reunir-se, sempre lado a lado com Ana Ventura, para se encontrarem com os seus fãs e apresentar "Uma Página da História". Nomeadamente, em algumas lojas FNAC e na Feira do Livro de Lisboa no dia 6 de Junho, onde poderão partilhar as suas estórias na primeira pessoa.

Ana Ventura é jornalista, escritora e criadora de conteúdos na área da música, iniciou o seu percurso em 1998, quando integrou a redação do semanário BLITZ, título no qual permaneceu até 2008, fazendo parte da equipa fundadora da revista com o mesmo nome, onde desempenhou a função de coordenadora.

O seu percurso em televisão começou em 2006, na 2ª edição do Rock In Rio Lisboa, quando aceitou o convite da SIC Radical para integrar a emissão em direto do evento, como comentadora, tendo em 2008 iniciado, também, a sua colaboração com a SIC Mulher. O M de Música nasceu em 2010, enquanto rubrica permanente nos ecrãs da SIC Mulher, mas, em 2016, cresceu e transformou-se numa plataforma e marca independente, em mdemusica.pt, assim como na emissão da SIC Radical e SIC Mulher. Este é um programa semanal com caráter biográfico, acompanhado por notícias, críticas, agenda, playlist, fotos e vídeos dos cerca de 150 artistas que já entrevistou.

2019 é assinalado pela chegada de novos projetos, uma série documental e a edição do primeiro livro. "Super Bock Super Rock: 12 Histórias Para Sempre" é a série com autoria e produção de Ana Ventura, emitida pela SIC Radical, a propósito das 25 edições do festival.

Com o selo da Showtime, "À Minha Maneira" é a aguardada autobiografia dos Xutos & Pontapés, escrita por Ana Ventura com Gui, João Cabeleira, Kalú, Tim e Zé Pedro, e editada em dois volumes, o segundo dos quais chegou aos escaparates em 2020. No ano seguinte, aprofundou a sua experiência na área do documentário, envolvendo-se com os episódios portugueses da série do HBO "Acoustic Home", colaboração que repetiu em 2022. Ao mesmo tempo fez chegar às livrarias "Ao Vivo", a autobiografia de Magazino, e concebeu a websérie "A Cultura".

Leia também...

Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.