Voltar

Discos

'Coro dos Tribunais' de José Afonso reeditado dia 30 de setembro

'Coro dos Tribunais' de José Afonso reeditado dia 30 de setembro

Discos

Esta nova edição de 'Coro dos Tribunais', lançada a 30 de Setembro pela Mais5 e suportada em mais uma certeira remasterização de excelência de Florian Siller e no retratamento visual, pelo próprio, da arte gráfica de José Brandão, transporta-nos, de novo, para aquele período único da nossa vida coletiva, ao mesmo tempo que traz a uma nova luz do dia esta obra maior da música popular portuguesa, assinada por José Afonso.

Final de 1974. O país está em revolução acelerada, sem tempo a perder, nem possível volta atrás. Para quem sempre usou a música para agitar a malta, como José Afonso, foi um mergulho completo e inteiro nessa utopia coletiva. E é precisamente no meio dos muitos concertos improvisados, das infindáveis sessões de esclarecimento e do ardente consumo físico, que surge uma das obras mais brilhantes de José Afonso.

'Coro dos Tribunais' é uma colheita depuradíssima, que junta as muitas castas do caminho criativo até então trilhado pelo cantautor: as baladas e canções, em 'Não Seremos Pais Incógnitos'; a fusão modernista (a que um dia haveriam de chamar world-music), em 'Lá no Xepangara' e 'Ailé! Ailé!'; as geniais músicas que Zeca criou, anos antes, em Moçambique, para teatro, sobre textos de Bertold Brecht - tão adequados ao momento; o universo surrealista e mordaz, em 'A Presença das Formigas' ou 'Tenho um Primo Convexo'; os hinos à mobilização solidária em 'Só Ouve o Brado da Terra' e, claro, 'O que Faz Falta'.

'Coro dos Tribunais' é uma constelação de músicas preciosas, laminadas na estética tão singular de José Afonso, à qual se junta a sofisticada direção musical de Fausto (que, então, com ele iniciava uma profunda colaboração) e um trabalho de grupo que "só" contou com Adriano Correia de Oliveira, Carlos Alberto Moniz, Michel Delaporte, Yório ou Victorino.

Em CD, vinil, ou digital, para saborear até à última gota.

Leia também...

Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.