Voltar

Concertos

Capitão Fausto no Pax Julia

Capitão Fausto no Pax Julia

Concertos

Este sábado, 16 de novembro, os Capitão Fausto fazem a "Subida Infinita" até ao palco do Pax Julia - Teatro Municipal de Beja. A viagem faz-se com cinco discos na bagagem, mas naturalmente que este novo trabalho será o objeto principal do concerto da banda de Tomás Wallenstein, Domingos Coimbra, Manuel Palha e Salvador Seabra que, apesar de reduzidos a quarteto, com a saída de Francisco Ferreira, continuam a contagiar o público com as suas canções pop, repletas de estórias mundanas, tão superficiais quanto profundas, que culminam sempre em refrões que põem todos a cantar em uníssono.

Foto: CMBeja

imagens: Capitão Fausto / CMBeja / DR

Formados em Lisboa em 2009, lançaram um ano depois o primeiro EP "Capitão Fausto". Em 2012, chegou "Gazela", considerado como o disco de estreia, do qual se destacou o tema "Teresa" e a reedição de "Supernova". O álbum seguinte, "Pesar o Sol", foi lançado em 2014, com a particularidade de ter sido gravado numa antiga adega, na aldeia de Cadima, Cantanhede.

Em 2016, lançaram o álbum que lhes daria o Globo de Ouro para Melhor Grupo, "Capitão Fausto Têm os Dias Contados", de onde saíram os bem sucedidos singles "Amanhã Tou Melhor" e "Morro na Praia". O quarto disco, com o título de uma das grandes obras de Almada Negreiros, "A Invenção do Dia Claro", foi lançado em 2019 e inclui a canção "Amor, A Nossa Vida", que lhes valeu o segundo Globo de Ouro, desta vez na categoria de Melhor Intérprete.

Em 2021, com os tempos de confinamento e incertezas ainda no horizonte, lançaram "Sol Posto", um filme concerto com realização de Ricardo Oliveira, gravado em Melides, ao longo de uma semana, e em 2022 chegou finalmente "Capitão Fausto & Orquestra das Beiras", concerto gravado a 7 de março de 2020, no qual a banda assinalou a passagem de um ano sobre a edição do seu quarto álbum de originais, “A Invenção do Dia Claro”, um registo de numa noite memorável no Campo Pequeno, em Lisboa.

Em 2024, os Capitão Fausto voltaram aos discos. "Subida Infinita" é o nome do quinto álbum da banda e marca o último com a formação original em quinteto. Com a saída de Francisco Ferreira, os Capitão Fausto são agora uma banda de quatro elementos, mas mantêm toda a energia que os trouxe até aqui.

Este disco foi gravado no estúdio novo da banda, em Alvalade, e é fruto de anos muito intensos. De fins e princípios, de morte e vida, de procura e encontro. De outros tempos e do começo dos novos. Tomás, Domingos, Manel e Salvador seguem, agora, pelo país, a aventura de mostrar estas canções às pessoas numa digressão que promete uma banda e um espetáculo em mutação.

Leia também...

Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.