Voltar

Discos

Aline Frazão reedita "Movimento" em vinil

Aline Frazão reedita "Movimento" em vinil

Discos

Aline Frazão celebra o 10º aniversário de "Movimento", o seu segundo álbum editado em 2013, com o lançamento em vinil, que é também uma estreia neste formato. Este é um dos seus discos mais aclamados pela crítica e pelo público e, para além dos temas da autoria de Aline Frazão, conta com uma parceria inédita com o poeta e letrista angolano Carlos Ferreira "Cassé" e com um poema de Alda Lara musicado por Aline.

fotos: © Daryan Dornelles

O álbum foi gravado e misturado por Sérgio Milhano no Estúdio PontoZurca e a acompanhar a cantora estão Marco Pombinho (piano e Rhodes), Francesco Valente (baixo e contrabaixo) e Marcos Alves (bateria e percussão). O disco conta ainda com a participação dos músicos cabo-verdianos Miroca Paris (percussão) e Vaiss Dias (cavaquinho e guitarra).

Nas palavras de Aline: "o "Movimento" transformou-me para sempre como compositora, como cantora, como produtora. Foi o primeiro álbum no qual assinei a produção musical, mas toda aquela intensa aventura de estúdio foi muito mais do que uma assinatura. Foi um laboratório sonoro que me permitiu afinar uma linguagem que misturava a música popular angolana com o jazz, flertando abertamente com o Brasil e com Cabo Verde. Ritmos como a rebita, o semba e o kilapanga foram ali reinterpretados de acordo com a visão de aquilo que eu considerava ser uma nova geração de músicos angolanos. Ao meu lado via Toty Sa'Med, Gari Sinedima, Selda, Irina Vasconcelos, Sandra Cordeiro, MCK e diante de nós, abrindo caminho, André Mingas, Filipe Mukenga, Paulo Flores entre tantos outros. Esse é o "Movimento". Essa é a promessa. O corpo em dança, o verso solto, as seis cordas do meu violão e "o tambor que vos guia no improviso" regressam agora em vinil numa edição que celebra a primeira década deste álbum, editado pela PontoZurca. Celebrar é preciso. Acreditar também".

Aline Frazão é cantora, compositora, produtora e performer. Nasceu e cresceu em Luanda, cidade angolana que inspira até hoje grande parte das suas canções. Lançou cinco álbuns originais: "Clave Bantu" (2011), "Movimento" (2013), "Insular" (2015), "Dentro da Chuva" (2018) e "Uma Música Angolana" (2022). É ainda a compositora da banda sonora do filme angolano "Ar Condicionado" (2020), realizado por Fradique. Com uma carreira de mais de uma década, Aline Frazão apresentou o seu trabalho em palcos por toda a Europa, Brasil e vários países africanos, como Angola, Cabo Verde, Quénia, Moçambique e República Democrática do Congo. Além do seu trabalho a solo, também faz parte do projeto de jazz Julia Hulsmann Oktett como cantora. Em 2020 iniciou uma colaboração com a companhia de Pippo Delbono (Itália) para a criação da peça teatral "Amore", que se encontra em digressão europeia desde então. Aline publicou vários contos, crónicas e ensaios. Estudou Ciências da Comunicação na Universidade NOVA de Lisboa e tem sido uma voz ativa em Angola como ativista feminista, pela democracia e justiça social. Reside atualmente em Berlim.

Esta é também a primeira vez que a cantora lança uma edição em vinil e "Movimento" está disponível na Drogaria Central Loja de Discos, em Almada.

Leia também...

Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.