Abordando temas como liberdade e igualdade racial e de género, ilustrados por imagens de arquivo, muitas desconhecidas, gravações originais e testemunhos de pessoas, como a neta Janete Évora e o antigo agente José da Silva, que conheceram a mulher por trás da lenda, este novo documentário mostra muito mais de Cesária Évora do que até agora sabíamos sobre a sua vida.
Ana Sofia Fonseca, realizadora, escritora, jornalista, conhecida contadora de histórias e fundadora da Carrossel Produções, reuniu imagens inéditas da "rainha da morna" e juntou-lhe os relatos de quem acompanhou Cesária na sua vida, para além dos palcos, e mostra uma visão mais humana da mulher que muitos conheceram apenas através da música.
Cesária Évora nasceu e morreu em Mindelo (São Vicente), com 70 anos, dos quais mais de 50 foram dedicados à música. Com uma vida feita de tudo, menos de glamour, correu o mundo de pés descalços, uma imagem emblemática da cantora sempre que atuava, fosse qual fosse o palco, e que a transformou numa diva. Mas quem a conheceu sabe que não era assim que Cesária se via.
O documentário estreou em Portugal no passado dia 27 de outubro e é exibido hoje no Pax Julia, Teatro Municipal de Beja, às 21h.
Veja o trailer. As imagens falam por si.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com