Foram quase 120 os vinhos da região da Extremadura espanhola e do Alentejo que este ano concorreram aos prémios Arabel, atribuídos no âmbito do “XVII Encontro de Vinhos Alentejo/ Extremadura espanhola”, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola (CCILE) e pela Extremadura Avante (organismo pertencente à Junta da Extremadura, de Espanha).
Na 17ª edição do concurso, que se realizou em Lisboa, no dia 24 de outubro, as 29 adegas participantes– 18 extremenhas e 11 alentejanas– mostraram mais uma vez como é que estes produtores independentes têm procurado melhorar a sua produção e afirmar as suas marcas, nacional e internacionalmente.
No evento foram entregues os diplomas aos representantes dos 51 vinhos vencedores do concurso deste ano, cuja prova “cega” decorreu nos dias 11 e 12 de outubro.
Como frisou Pedro Cotilla, um dos provadores habituais do concurso, a edição deste ano do encontro realizou-se em moldes diferentes das edições anteriores, desde logo por não terem sido identificadas sequer a origem dos vinhos (sem distinção de portugueses ou espanhóis).
No final, os três elementos do júri manifestaram-se “bastante surpreendidos e agradados com os resultados, que foram muito equilibrados, em qualquer das categorias”, destacou Pedro Cotilla.
Com a “excelente qualidade” dos vinhos apresentados, tanto da parte extremenha como alentejana, estas adegas estão lançadas para fazerem uma boa promoção dos seus produtos junto dos consumidores, considerou o provador.
Além da promoção dos vinhos das duas regiões e da sua internacionalização, o concurso pretende ainda proporcionar o contacto entre organizações e organismos oficiais, portugueses e espanhóis, e promover a nível transfronteiriço a oferta turística e a gastronomia regionais.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com