Um professor vindo da Polónia, Przemyslaw, docente da Universidade de Economia, Direito e Medicina, apresentou o primeiro projeto da sessão, “Project Cyber Security Fundamentals”. Comçou por sublinhar que é necessário educar os estudantes na área da cibersegurança, neste momento aposta-se cada vez mais em reforçar os estudos dentro desta área de forma a colmatar a lacuna existente. Neste sentido, desenvolveu-se este projeto, que abrange alunos de várias áreas de estudo, no qual através de vídeos explicativos e interativos os estudantes podem aprender mais sobre leis e regulamentos, deteção e prevenção de ameaças, forense digital e compreender melhor a segurança na rede, sempre no que diz respeito a cibersegurança.
De seguida foi Gonçalo Narciso, responsável de Data & Analytics da Fujitsu Portugal, que apresentou o segundo projeto, “Cyber Security Hub”, desta vez uma parceria dentre a Sparkint, o Politécnico e a empresa Fujitsu. A Cyber Security Hub desde 2019 que tem vindo a desenvolver um “ecossistema” e a ganhar “visibilidade”, trabalhando e criando perícia nas tecnologias usadas, possibilitando a formação de pessoas nesta área e colocar Portugal como um “polo de cibersegurança”.
Destacamos ainda outro projeto “Possible Approach to Cybersecurity in Healthcare System” (possível abordagem para a cibersegurança no sistema de saúde), apresentado ontem no XI SimSIC, pelo professor Jan Kolouch, da Universidade de Desenvolvimento Regional e Instituto Bancário (República Checa), que tem vindo a desenvolver uma plataforma de troca de informação e boas práticas, em que se partilham serviços e tecnologias, de forma a trabalhar em rede para melhorar os serviços de saúde na sua área da cibersegurança.
Ainda neste dia contou-se com a apresentação de projetos académicos UbiNET e decorreu um debate sobre o combate ao Ransonware.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com