A criação do CIVT – Centro Interpretativo do Vinho de Talha surgiu “da necessidade de preservar este saber-fazer ancestral que, desde a ocupação do território pelos romanos, certificado pelos achados arqueológicos das ruínas romanas de São Cucufate, e até à atualidade, se manteve vivo, norteado pela simplicidade de recursos técnicos utilizados, mas cujo saber e sabor distingue e caracteriza o néctar único produzido artesanalmente em recipientes de barro, as talhas”.
O CIVT foi alvo de uma candidatura, de 600 mil euros, valor suportado em 85% por fundos comunitários e agora, “na semana em que se vai à adega provar o vinho”, abre as portas à comunidade e visitantes. As declarações são de Rui Raposo, presidente da Câmara de Vidigueira.
Amanhã, Dia de São Martinho, será a vez da comunidade visitar o Centro Interpretativo do Vinho de Talha, em Vila de Frades e de conhecer melhor este espaço no programa que pode acompanhar nos 104.5 da Voz da Planície e na sua emissão on-line, a partir das 18.00 horas. Neste programa pode ouvir vários depoimentos que testemunham o que é, assim como o que se pretende para o CIVT.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com