Na moção é recordado que os bombeiros voluntários prestam, anualmente, mais de um milhão e meio de serviços em todo o território nacional, nas mais variadas áreas, sendo sempre os da linha da frente no socorro às populações.
Recordando as dificuldades económicas que vivem há muito, frisam que o aumento dos combustíveis tornou ainda mais difícil a concretização das suas atividades.
O Governo anunciou que vai apoiar com mil e quinhentos euros cada associação humanitária a título de adiantamento da compensação transitória dos encargos com combustíveis, medida que fica muito aquém do que é necessário, é dito pelo vereador da CDU Rui Eugénio.
Neste contexto pedem que os bombeiros voluntários tenham acesso ao gasóleo verde e apelam ao Governo e aos grupos parlamentares que legislem, rapidamente, para que o acesso ao mesmo seja uma realidade. Recomendam, ainda, ao Ministério da Saúde que sejam cobertos os custos efetivos dos serviços protocolados e prestados pelos corpos de bombeiros no âmbito da emergência pré-hospitalar e transporte de doentes. As declarações são, igualmente, do vereador Rui Eugénio.
A moção foi enviada aos Bombeiros Voluntários de Beja, à Federação dos Bombeiros do Distrito de Beja, à Liga dos Bombeiros de Beja, à Assembleia Municipal, ao Ministério da Saúde, aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República e à comunicação social.
Foto: Bombeiros de Beja
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com