Voltar

Atualidade

“Valorização integrada do Cardo aproxima Produtores, Investigadores e Indústria”

Atualidade

“Valorização integrada do Cardo aproxima Produtores, Investigadores e Indústria”


O Alentejo já tem um novo projeto “de transferência de tecnologia focado na valorização do Cardo que pretende posicionar este recurso endógeno como uma cultura de relevância, integrando os conhecimentos gerados de forma a potenciar o sector Agrícola, e a Indústria, nomeadamente Alimentar e Farmacêutica”. 

O projeto CynaraTeC é liderado pelo CEBAL, começou em setembro de 2020 e vai até agosto de 2022. A primeira iniciativa deste projeto acontece hoje.

Como primeira ação do projeto, o CEBAL, em colaboração com o Instituto Politécnico de Beja e a Universidade de Évora promovem um Roadshow Tecnológico Nacional intitulado: “Valorização Integrada do Cardo” nesta quarta-feira. entre as 9:30 e as 12:00, em formato online via videoconferência Zoom. Com o Queijo DOP Azeitão em análise, esta primeira sessão irá unir queijarias, produtores e indústrias do distrito de Setúbal com interesse em Cardo para um debate de ideias.

O projeto CynaraTeC - Transferência de Tecnologia para a Valorização do Cardo, liderado pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo (CEBAL) surgiu como uma aposta potenciadora do cardo, como cultura industrial sustentável, com impacto na economia regional. O Cardo é um recurso endógeno cuja flor é utilizada na produção de queijos tradicionais.

Para promover essa transferência, o projeto CynaraTec terá um Roadshow Tecnológico, com 6 sessões em regiões de produção de queijo DOP: Azeitão, Serpa, Évora, Portalegre, Castelo Branco e Serra da Estrela. 


PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.