Segundo a orientação divulgada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a campanha de vacinação sazonal contra a gripe e covid-19 em estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI), instituições similares e na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, onde existam surtos ativos, as pessoas que não tiveram covid-19 devem ser vacinadas após 10 dias do último caso identificado.
O documento diz, ainda, que os pontos de vacinação devem articular com os serviços locais de saúde pública de âmbito local a monitorização deste processo, indicando o número de profissionais e de utentes vacinados contra a covid-19 e gripe.
A campanha de vacinação arrancou no passado dia 20 nas unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e em mais de 2.500 farmácias e, este ano, as pessoas com 85 anos ou mais foram abrangidas pela vacinação com a vacina de dose reforçada e terão de se vacinar nos centros de saúde.
A DGS justificou a exclusão da vacinação das farmácias a pessoas com 85 anos ou mais com “questões de logística” face à disponibilidade de vacinas contra a gripe de dose elevada e ao número de postos de vacinação.
Há quase cinco milhões de vacinas contra a gripe e a covid-19 para administrar.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com