Voltar

Saúde

Vacinação contra a gripe aumenta este ano em todos os grupos - estudo

Saúde

Vacinação contra a gripe aumenta este ano em todos os grupos - estudo

Foto: Freepik

Cerca de 32% das pessoas com 65 ou mais anos já se vacinou contra a gripe este ano, mais do dobro do que no mesmo período de 2023, estima uma monitorização da campanha de vacinação.

Numa iniciativa da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), os primeiros resultados do Vacinómetro indicam que a cobertura vacinal contra a gripe aumentou em todos os grupos prioritários, comparativamente com o mesmo período da campanha 2023-2024.

Segundo o inquérito, 31,7% das pessoas com 65 ou mais anos de idade já recebeu a vacina contra a gripe, mais de metade das quais por recomendação médica, quando em outubro de 2023 tinham sido cerca de 13%.

Ainda no âmbito dos grupos prioritários definidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS), o Vacinómetro refere que 32,3% das pessoas com doença crónica já terão sido vacinadas, uma percentagem bastante superior aos 11,9% registado na última campanha de vacinação.

O estudo conclui ainda que já terão recebido a vacina 18,5% dos profissionais de saúde em contacto direto com doentes e 14,4% dos portugueses com idades entre os 60 e os 64 anos, mais de metade destes por iniciativa própria.

O inquérito destaca também a proteção das grávidas, com uma cobertura vacinal de 54,2%, sendo que 58,7% o fizeram por recomendação do médico, acima dos 43% apurados no mesmo período de 2023.

Por regiões, o Vacinómetro mostra que, das pessoas com 65 ou mais anos vacinadas, 56% se encontra na Madeira, 46,7% no Alentejo, 38,7% no Norte, 28,6% no Centro e 27,4% na área metropolitana de Lisboa. No Algarve, a percentagem baixa para os 18,9% e na região Autónoma dos Açores é de apenas 7,1%.

Do total do grupo de indivíduos vacinados, na amostra total estudada, os três principais motivos que levaram à vacinação foram a recomendação do médico (43,7%), a iniciativa própria para estarem protegidos (29,7%) e no âmbito de uma iniciativa laboral (13,2%).


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.