Foi num ambiente de “boa disposição” e de “casa cheia” que se realizou a cerimónia de boas-vindas, que decorreu no passado dia 3, no Centro Cultural de Alvito. Marcou presença o presidente da Câmara, José Efigénio, que aproveitou o momento para saudar todos os alunos e destacar que “deseja que a Universidade Sénior Alvito seja um local de aprendizagem, mas sobretudo de convívio e socialização e da promoção de um envelhecimento ativo e saudável”.
A Universidade Sénior pretende ser “uma resposta social e cultural ao envelhecimento ativo e saudável da população, que se apresenta como uma estratégia centrada no bem-estar das pessoas mais velhas e na maximização da sua participação e do seu contributo para a sociedade”.
O objetivo é também criar e dinamizar regularmente atividades culturais, educacionais, de lazer e convívio, num contexto de formação ao longo da vida.
Destina-se a adultos com idade igual ou superior a 50 anos, independentemente do seu nível de escolaridade.
Este ano a autarquia conta com as seguintes disciplinas Apoio Psicossocial; Clube de Leitura; Atividade Física; Nutrição; Psicomotricidade; Cante Alentejano; Tuna; Artes de Palco; Walking Football; Hidroginástica; Projetos; Tecnologias da Informação e Comunicação e Cidadania.
De acordo com o Município, este projeto é inteiramente financiado pela Câmara Municipal, embora através de um protocolo com a Associação Tempo Brilhantes, irá ser realizada uma candidatura a um programa do Portugal Inovação Social e que se traduz, acima de tudo, como mais uma valência que o concelho coloca ao dispor dos seniores para ocupar os seus tempos livres e promover a troca de experiências.
A Universidade Sénior de Alvito pertence à Rutis, Associação que une e representa as Universidades e Academias Seniores portuguesas.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com