Voltar

Saúde

ULSBA aposta em projeto de prevenção da depressão pós-parto

Saúde

ULSBA aposta em projeto de prevenção da depressão pós-parto

Foto: Pexels

Há um projeto-piloto que apresenta um programa de prevenção à depressão pós-parto que, numa primeira fase, chega a quatro unidades locais de saúde, nomeadamente a do Baixo Alentejo (ULSBA), a do Alto Ave, a de Gaia e a de Espinho e Viseu Dão-Lafões. O projeto chama-se "Be a mom".

A ULSBA terá no terreno uma equipa multidisciplinar nos cuidados de saúde hospitalares, no Hospital José Joaquim Fernandes, Beja – Serviço de Obstetrícia, Serviço de Psiquiatria e nos cuidados de saúde primários UCSP Beja, UCSP Moura, UCSP Serpa e USF Alfa Beja.

"A depressão pós-parto afeta entre 10 a 15% das mães. Este programa permite que os casos sejam identificados precocemente para que o tratamento comece o mais cedo possível. Este projeto, que já demonstrou resultados positivos em mais de mil mulheres, é agora alargado às quatro unidades locais de saúde indicadas", é explicado na nota de imprensa enviada à nossa redação.

A professora Maria Cristina Canavarro, professora do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC (FPCEUC), e cofundadora do projeto, ressaltou que o objetivo do mesmo não é “substituir a ajuda psicológica, mas reduzir consultas” ao apostar na prevenção da problemática. No futuro, o programa interligado ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai ser disseminado em Portugal de maneira mais ampla.


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.