Voltar

Cultura

Livro "Uma História Eleitoral do Alentejo" revelado na Biblioteca de Beja

Cultura

Livro "Uma História Eleitoral do Alentejo" revelado na Biblioteca de Beja

Foto: CM Beja

O novo livro coordenado por Manuel Baiôa é apresentado nesta sexta-feira, dia 11, na Biblioteca Municipal de Beja - José Saramago, às 19h00, e intitula-se “As Eleições Legislativas no Alentejo durante a I República (1910-1926)”.

"Neste livro, os seus autores procuraram “retratar” pormenorizadamente as eleições legislativas na I República (1910-1926) nos seis círculos do Alentejo (Portalegre, Elvas, Estremoz, Évora, Beja e Aljustrel). Após análise da legislação eleitoral e da contextualização política em que o sufrágio decorreu, são abordadas as suas diversas etapas e contingências, nomeadamente a escolha dos candidatos, a campanha eleitoral, o clientelismo, os acordos, as fraudes e outras irregularidades. Em termos quantitativos (e não só), este estudo faz a comparação com outros que o precederam, apresentando para algumas eleições novos e definitivos dados. Antes dos quadros gerais e da conclusão, é analisado o perfil social e político dos deputados eleitos no Alentejo durante a I República.

Manuel Baiôa explica, entre outros aspetos, que «não podemos considerar a I República uma democracia plena, pois faltava-lhe alargar o sufrágio a todos os portugueses maiores de idade, uma vez que as mulheres estavam afastadas do sufrágio e os homens analfabetos foram impedidos de votar a partir de 1913». 

Durante a I República surgiram importantes políticos alentejanos, mas «o que mais se destacou foi Manuel de Brito Camacho. Natural de Aljustrel, foi aluno do Liceu de Beja, tornando-se deputado republicano ainda no período monárquico ao ser eleito em 1908 pelo círculo de Beja. Foi ministro do Fomento de 22 de novembro de 1910 a 3 de setembro de 1911 e alto comissário em Moçambique de 1920 a 1923. Abandonou o Partido Republicano Português em 1912 para fundar a União Republicana, um importante partido da ala conservadora do republicanismo. No entanto, muitos outros alentejanos tiveram um percurso político relevante, tais como, Inocêncio Joaquim Camacho Rodrigues, João José da Conceição Camoesas, António Aresta Branco, Alberto Jordão Marques da Costa e António Lobo Aboim Inglês, entre outros», conclui Manuel Baiôa", divulga a Biblioteca de Beja.



PUB
PUB

Concertos

Bia Ferreira encerra hoje Festival das Marias

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.