Segundo a ULSBA, o voluntariado constitui um importante contributo no aumento da qualidade de vida das pessoas com doença avançada e dos seus familiares. A atividade do voluntariado será centrada nas necessidades e no conforto do doente e da sua família.
Catarina Gaspar, psicóloga da Equipa de Apoio Psicossocial da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, explica que esta parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, surgiu da perceção de que grande parte dos doentes da ULSBA são doentes oncológicos.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro tem voluntários no hospital de dia que conversam com os doentes, “oferecem um chá” ou uma “palavra amiga", sendo que o objetivo desta parceria é dar continuidade a este trabalho, ou seja, quando se apresenta o voluntário ao doente, este já não será um “desconhecido”, esclareceu Catarina Gaspar.
Os voluntários vão ter formação adequada e será por isso um voluntariado diferente, muito específico, referiu a psicóloga.
O principal objetivo deste projeto de voluntariado é permitir aos cuidadores “momentos de respiro” e em simultâneo, socialização aos utentes, melhorando deste modo a sua qualidade de vida.
A Equipa de Apoio Psicossocial da ULSBA, em funções desde o dia 3 de dezembro de 2018, é constituída por duas psicólogas e uma assistente social, trabalhando em conjunto com a Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Beja + (ECSCP) para melhorar a qualidade de vida das pessoas com doenças avançadas e das suas famílias.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro assume-se como uma entidade de referência nacional no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com