O Dia Mundial das Hepatites Virais assinala-se com o intuito de informar e sensibilizar a comunidade global sobre este tipo de doenças, de forma a encorajar a prevenção, diagnóstico e tratamento.
Até 2030 a meta estabelecida é erradicar a hepatite viral como ameaça global à saúde pública, através da diminuição de 90% de novas infeções, diminuição de 65% de mortes relacionadas com a hepatite e ainda, diminuição de 80% dos diagnósticos tratados.
Em Portugal as principais hepatites com mais impacto na saúde pública são a B e a C. Telo Faria, coordenador da Região Alentejo das Hepatites Virais explica como é feito o tratamento destas doenças nos dias de hoje.
Relativamente à Hepatite B “o tratamento ainda é crónico”, ou seja, para o resto da vida. No entanto, o panorama no tratamento da hepatite C é diferente, “hoje já é possível tratar e curar a hepatite C”. Até 2013, o tratamento era realizado através de uma injeção por dia, ao que acresce a toma de comprimidos, o que debilitava bastante o doente. Desde 2015, com os antivirais de ação direta, a capacidade de cura é de 97%, praticamente sem efeitos secundários.
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo tem previstas iniciativas de divulgação que contemplam a presença de um veículo móvel, cedido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, numa zona central das cidades de Évora e Beja e ainda em Mourão e Viana do Alentejo.
O veículo móvel, em Beja, estará localizado entre a Farmácia “Pacheco” e o Jardim do Bacalhau, nos dias 27 e 28 de julho, entre as 10h00 e as 20h00.
Estas atividades pretendem aumentar a literacia da população em geral na área das hepatites virais, divulgar informação sobre os sintomas, formas de transmissão e prevenção das mesmas, para além da realização de rastreios.
Também serão divulgados os horários e localização dos CAD de Évora e Beja, para realização de testes rápidos, folhetos informativos e material de consciencialização sobre a importância do uso de preservativo, assim como distribuição de material preventivo (preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante).
Foi em 2010 que a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 28 de Julho como o Dia Mundial das Hepatites Virais. Desde então, existem objetivos a nível global, determinados pelas referidas instituições, e objetivos nacionais, dependentes das particularidades específicas de cada país e o seu nível de cuidados de saúde.
Na Voz da Planície este tema foi o destaque da semana no programa "Uma Questão de Saúde", saiba mais sobre a data e sobre as atividades que estão previstas.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com