"O nosso foco é, por isso neste evento, a Diabetes Tipo 1, uma forma de diabetes menos frequente, mas que atinge sobretudo as crianças e jovens e que, de acordo com dados nacionais e mundiais se diagnostica anualmente em número crescente.
Estas crianças e jovens, dado o seu grupo etário, passam muito do seu tempo na escola. O seu tipo de diabetes tem particularidades específicas e a sua autonomia tem ao logo do seu crescimento diferentes graus.
As distintas formas de tratamento, apesar de facilitadas pela constante inovação tecnológica, tem uma inerente complexidade que ditou a emanação de normas e orientações pela Direção Geral da Saúde (DGS) bem como um despacho ministerial conjunto do Ministério da Saúde e da Educação.
Para lá dos normativos publicados, verdadeiramente só com a cooperação entre todos os implicados no seu acompanhamento, famílias, equipa de diabetologia, equipa de saúde escolar, agrupamentos de escolas e autarquias, se poderá conseguir a inclusão plena e a não descriminação destas crianças e jovens e contribuir para a sua vida saudável, completa e feliz.
São estes agentes de ação e mudança, implicados na integração nas escolas, os convocados para esta comemoração. Também ao longo deste mês, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo assinala o Dia Mundial da Diabetes em todos os centros de saúde da sua área de influência", pode ler-se no documento enviado à nossa redação.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com