Voltar

Cultura

TSS revela hoje programa para 2020 em Praga

Cultura

TSS revela hoje programa para 2020 em Praga


O Grupo Coral "Os Boinas", do concelho de Ferreira do Alentejo, atua, nesta quinta-feira, dia 9, no Convento de Santa Inês da Boémia, em Praga. Momento para o festival Terras sem Sombra (TSS) fazer, também, a apresentação do programa para 2020 na República Checa, país convidado da 16ª edição do evento.

A cerimónia realiza-se ao final da tarde e é presidida pela vice-ministra da Cultura, Katerina Kalistová. O cante eleva-se, em Praga, com a atuação do Grupo Coral Os Bóinas, de Ferreira do Alentejo, ensaiados por Fernando Candeias. Este Grupo Coral reúne, atualmente, mais de 30 elementos, dos 11 aos 64 anos e privilegia no seu reportório, sobretudo, as modas tradicionais.

José António Falcão, diretor-geral do TSS, fala sobre a apresentação do cante alentejano, nesta quinta-feira, em Praga, num sítio emblemático do ponto de vista artístico e musical e sobre a conferência de apresentação do programa do festival para 2020.

Nesta cerimónia, em Praga, canta, também, a soprano Barbora Kabátková, que atuará depois, no dia 18 deste mês, na igreja matriz de Vila de Frades, concelho de Vidigueira.

O TSS tem vindo a ganhar terreno no patamar da internacionalização e depois de, nas temporadas anteriores, ter apresentado o evento em Espanha, na Hungria e nos Estados Unidos da América, aposta em 2020 no público da República Checa. Mas no que se refere à internacionalização destaque, ainda, para o facto, do TSS ter a sua edição de 2019-2020 no "El Libro de Oro de la Música en España", publicado pela Fundación Orfeo, é um diretório que reúne, anualmente, informações sobre as grandes orquestras, teatros, auditórios, concursos, festivais e entidades da vida musical espanhola. O TSS é a única entidade portuguesa listada na obra, surgindo na categoria dos festivais que se realizam na Extremadura (Cáceres e Badajoz/ Alentejo).

Recorde-se que em 2020, a 16 ª temporada do TSS decorre de janeiro a julho, aos fins-de-semana, ao longo de 13 concelhos, doze já estão identificados, mas haverá um concerto surpresa num local ainda por revelar. Nas tardes de sábado, o TSS propõe o encontro com bens culturais em geral pouco acessíveis ao público, guiadas por peritos da região. Nas noites de sábado, a música sobe ao palco em igrejas e outros monumentos, eleitos pelo valor histórico e pelas condições acústicas. O programa encerra nas manhãs de domingo, com ações de salvaguarda da biodiversidade, envolvendo, também, atores locais.


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.