A Anta do Zambujal é um importante monumento megalítico, constituído por uma câmara e corredor em granito, com átrio, que remonta a cerca de 5500/5000 anos atrás, referiu Nelson Almeida, administrador da Cooperativa Legado da Terra.
Os primeiros trabalhos arqueológicos na Anta do Zambujal ocorreram em 1979, mas em 2017 uma ação de desprega para preparação do terreno para plantio de olival provocou afetações que levaram à necessidade de novos trabalhos em 2018 e 2019 para avaliação dos danos ao monumento.
Agora o objetivo é caraterizar a totalidade do monumento, aferir o grau de afetação sofrido e salvaguardar os contextos preservados e seus materiais.
A equipa avançou em comunicado que no local observam-se alguns grandes blocos de pedra que faziam parte da construção original e os espaços de onde foram removidas as restantes pedras que constituíam a anta. As escavações arqueológicas em curso permitiram recuperar a planta original do monumento, incluindo a descoberta de alguns elementos desconhecidos até à data, como a existência de dois pilares ou menires a assinalarem a entrada no corredor do monumento.
Recolheram-se ainda vários artefactos, sobretudo em pedra, como uma rara alabarda, pontas de seta, lâminas ou machados.
Os trabalhos decorrem ainda durante o mês de junho e vão permitir obter o máximo de informação, de forma a conseguir preparar uma pequena exposição do sítio, no âmbito do Megalitismo Alentejano, explica Nelson Almeida.
Sublinha ainda que, o intuito destas intervenções é dar a conhecer, às pessoas interessadas e aos especialistas, um património que apesar de ter sido afetado ainda foi “passível de obter informação”.
No concelho de Vidigueira, segundo a Cooperativa Legado da Terra, conhece-se cerca de uma dezena de Antas, um importante conjunto patrimonial, que integra a lista do processo de classificação do Megalitismo Alentejano, recentemente proposto pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, que abrange mais de 2000 monumentos em todo o Alentejo.
Na Freguesia de Selmes, para além da Anta do Zambujal, regista-se ainda a presença de mais alguns monumentos megalíticos, a Anta da Vinha do Mangancha, junto ao Barranco do Falcato, a Anta do Alto da Mangancha, no Monte do Tinhoso, a Anta e o Menir das Navalhas, na Horta Nova, e o Menir da Tapada da Morena, que no seu conjunto poderão vir a constituir um importante fator de valorização patrimonial deste território.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com