Voltar

Sociedade

Trabalhadores da Resialentejo em greve nesta sexta-feira e sábado

Sociedade

Trabalhadores da Resialentejo em greve nesta sexta-feira e sábado

Foto: Resialentejo

O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (SINTAP) convocou uma greve de 48 horas, que começa à meia-noite desta sexta-feira, dia 28, para se prolongar até à meia-noite de sábado, dia 29 de março, na Resialentejo, concelho de Beja.

O sindicato indica, entre outros aspetos, a “violação do direito ao descanso, através da elaboração de horários ou escalonamento de trabalhadores em desrespeito pelo acordo de empresa”, “o pagamento de trabalho suplementar devido” e a “falta de condições de trabalho” como os motivos que levaram a esta paralisação.

Estes trabalhadores estão em greve, igualmente, "pelo pagamento do abono para falhas devido, pela falta de condições de trabalho, trabalho prestado em condições de insalubridade, inexistência de bebedouros de água nos locais de trabalho, bem como inexistência de casacos impermeáveis para proteção da chuva, por remunerações e suplementos/complementos, completamente desatualizados, com a consequente violação do direito a trabalho condigno, por um sistema de avaliação do desempenho desajustado e ilegal, gerador de avaliações de desempenho arbitrárias e injustas, pelas carreiras pouco atrativas, com progressões remuneratórias muito espaçadas no tempo e desiguais entre trabalhadores, que constituem um fator de desmotivação para a generalidade dos trabalhadores".

Para hoje, dia 28 de março, está marcada, também, uma manifestação nacional de jovens trabalhadores. O SINTAP explica que "os jovens representam 1/4 da força de trabalho em Portugal e mais de metade têm vínculo contratual precário que não lhes perspetiva um futuro estável de vida.

Há mais de 100 mil jovens trabalhadores com horários desregulados sem o justo direito de organizar a sua vida pessoal e familiar, com graves consequências na saúde.

Das inscrições no Centro de Emprego, 46% dos novos desempregados foram motivados pela precariedade. Na situação de pobreza, encontra-se 1 em cada 10 trabalhadores".


PUB
PUB
PUB
PUB

Música, TV

Bernardo Emídio no Got Talent

Acabou de tocar...

MAFALDA VEIGA - MADRID OU PEQUIM
01/04/2025 09:24
DUARTE - ESTADO LIMITE
01/04/2025 09:08
PEDRO MIGUEIS - A VIDA NÃO TE DÁ
01/04/2025 08:48
LUÍS REPRESAS - APRENDIZ
01/04/2025 08:44
CÉLIA LAWSON - ANTES DO ADEUS
01/04/2025 08:40
DIVA - AMOR ERRANTE
01/04/2025 08:36
PUB
BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.