José Gonçalves, deste movimento, revelou que “os trabalhadores que foram de férias até junho deste ano receberam os subsídios de férias” e que “os que foram depois, do mês referido, receberam estes montantes apenas neste mês de dezembro”.
Quanto ao subsídio de Natal, o que se passa "é que não foi pago, nem foi dada qualquer indicação sobre a altura em que a situação se prevê ficar resolvida", garante, também, o representante do movimento, informando que "foram apresentados aos trabalhadores descontos de um dinheiro que não receberam".
Recordamos que, de acordo com a lei, o subsídio de Natal deve ser pago aos trabalhadores até 15 de dezembro, o que significa que “as empresas que ainda não saldaram este montante arriscam o pagamento de uma multa, constituindo contra ordenação muito grave” a violação deste direito. Situação que “não se aplica às empresas que pagam os subsídios de Natal em duodécimos, ao longo do ano”.
O Hospital de São Paulo tem uma gestão repartida por entidades públicas e privadas, com a Santa Casa da Misericórdia de Serpa no comando, situação que o movimento defende “deve ser alterada”. A reversão para o “Serviço Nacional de Saúde (SNS) é um imperativo pois só esta situação garante cuidados condignos à população deste concelho, que continua a não ter urgências a funcionar no período da noite neste hospital, e que esteve sem este serviço durante todo o passado dia 21”, sublinha José Gonçalves.
"O movimento enviou vários emails a pedir encontros com a tutela, entidades responsáveis na área da saúde e grupos parlamentares". Destes contactos, apenas conseguiu chegar à fala com a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSAlentejo), o secretário de Estado da Saúde, o Partido Comunista Português (PCP) e o Bloco de Esquerda (BE). As queixas de falta de respostas vão, "particularmente, para a Santa Casa da Misericórdia de Serpa e para a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA)".
O movimento "convida o secretário de Estado da Saúde e os deputados eleitos pelo distrito de Beja a irem a Serpa conhecer, no local, o que se passa no Hospital de São Paulo".
A Voz da Planície chegou à fala com a, recentemente eleita, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Serpa. Isabel Estevens confirmou que “os pagamentos dos subsídios de férias - a quem gozou este direito em julho, agosto e setembro - foram feitos, efetivamente, neste mês de dezembro”.
Quanto ao subsídio de Natal disse que “não está pago”, mas que “há a intenção de se cobrir a totalidade em falta até ao final deste mês”. Não se comprometeu, contudo, com datas.
Isabel Estevens toma posse no dia 4 de janeiro de 2023, como provedora da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, e promete mudanças a partir dessa altura.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com