Voltar

Sociedade

Trabalhadores da Misericórdia de Serpa com subsídio de Natal por pagar

Sociedade

Trabalhadores da Misericórdia de Serpa com subsídio de Natal por pagar

O Movimento em Defesa do Hospital de São Paulo em Serpa diz que “os trabalhadores terminam 2022 sem o subsídio de Natal pago”. A Misericórdia “quer pagar até final do mês”, mas não se compromete com datas.

José Gonçalves, deste movimento, revelou que “os trabalhadores que foram de férias até junho deste ano receberam os subsídios de férias” e que “os que foram depois, do mês referido, receberam estes montantes apenas neste mês de dezembro”.

Quanto ao subsídio de Natal, o que se passa "é que não foi pago, nem foi dada qualquer indicação sobre a altura em que a situação se prevê ficar resolvida", garante, também, o representante do movimento, informando que "foram apresentados aos trabalhadores descontos de um dinheiro que não receberam".

Recordamos que, de acordo com a lei, o subsídio de Natal deve ser pago aos trabalhadores até 15 de dezembro, o que significa que “as empresas que ainda não saldaram este montante arriscam o pagamento de uma multa, constituindo contra ordenação muito grave” a violação deste direito. Situação que “não se aplica às empresas que pagam os subsídios de Natal em duodécimos, ao longo do ano”.

O Hospital de São Paulo tem uma gestão repartida por entidades públicas e privadas, com a Santa Casa da Misericórdia de Serpa no comando, situação que o movimento defende “deve ser alterada”. A reversão para o “Serviço Nacional de Saúde (SNS) é um imperativo pois só esta situação garante cuidados condignos à população deste concelho, que continua a não ter urgências a funcionar no período da noite neste hospital, e que esteve sem este serviço durante todo o passado dia 21”, sublinha José Gonçalves.

"O movimento enviou vários emails a pedir encontros com a tutela, entidades responsáveis na área da saúde e grupos parlamentares". Destes contactos, apenas conseguiu chegar à fala com a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSAlentejo), o secretário de Estado da Saúde, o Partido Comunista Português (PCP) e o Bloco de Esquerda (BE). As queixas de falta de respostas vão, "particularmente, para a Santa Casa da Misericórdia de Serpa e para a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA)".

O movimento "convida o secretário de Estado da Saúde e os deputados eleitos pelo distrito de Beja a irem a Serpa conhecer, no local, o que se passa no Hospital de São Paulo".

A Voz da Planície chegou à fala com a, recentemente eleita, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Serpa. Isabel Estevens confirmou que “os pagamentos dos subsídios de férias - a quem gozou este direito em julho, agosto e setembro - foram feitos, efetivamente, neste mês de dezembro”.

Quanto ao subsídio de Natal disse que “não está pago”, mas que “há a intenção de se cobrir a totalidade em falta até ao final deste mês”. Não se comprometeu, contudo, com datas.

Isabel Estevens toma posse no dia 4 de janeiro de 2023, como provedora da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, e promete mudanças a partir dessa altura.


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.