Voltar

Cultura

Terras sem Sombra: apresenta em Beja o esplendor da música de Praga na era barroca

Cultura

Terras sem Sombra: apresenta em Beja o esplendor da música de Praga na era barroca


O Terras sem Sombra está, este fim-de-semana, em Beja. Música barroca no Pax Julia, visita guiada ao Castelo e a produção artesanal da cal em Trigaches ou a salvaguarda de um produto de alentejano de excelência são as propostas.

O Festival Terras sem Sombra apresenta em Beja, no Teatro Pax Julia neste sábado, dia 7, a partir das 20.00 horas, com entradas livres mas mediante reserva, um concerto único em Portugal da Orquestra de Câmara Musica Florea. “Deus, Pátria, Rei: A Música da Era Barroca em Praga” é o título do programa que “promete o esplendor e a exuberância, vocal e instrumental, da música checa daquele período histórico.”

As propostas do festival, organizadas em parceria com o Município de Beja, incluem, ainda, uma panorâmica da história da cidade a partir do castelo, o mais destacado monumento da cidade, a partir das 15.00 horas deste sábado. Trata-se de uma ação que sugere um olhar atento ao castelo de Beja, sob a orientação de José António Falcão, historiador de arte que investiga, há longos anos, o património artístico da cidade. O Castelo de Beja é “uma fortaleza gótica, cuja construção teve início no século XIII, após a conquista cristã, prolongando-se pelos séculos XIV e, possivelmente, XV.”

Uma ação de sensibilização para a salvaguarda da produção artesanal da cal, na freguesia de Trigaches é a sugestão para domingo, dia 8, a partir das 09.30 horas. O Festival vai até à freguesia de Trigaches onde está ainda viva uma velha tradição de fabrico da cal em fornos, aproveitando os resíduos do mármore do mesmo nome, material que abunda na zona e tem alimentado a construção da cidade e da região de Beja ao longo dos tempos. O objetivo é “dar a conhecer uma prática ancestral e sensibilizar para a salvaguarda de um produto alentejano de excelência. Guia esta visita uma conhecedora da matéria, a técnica municipal e investigadora Maria Goreti Margalha, doutorada em Engenharia Civil e docente no Instituto Superior Técnico.

Recorde-se que o Festival Terras sem Sombra é uma temporada cultural que, em itinerância por diversos concelhos do Alentejo, propõe um programa que abarca a música erudita, o património e a salvaguarda da biodiversidade. As atividades acontecem aos fins-de-semana e são de entrada livre, sujeitas às regras sanitárias em vigor decorrentes da atual situação pandémica.


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.