Voltar

Cultura

Exposição “Do Artesanato ao Design” em Mértola, na Galeria do Castelo, até 31 de maio

Cultura

Exposição “Do Artesanato ao Design” em Mértola, na Galeria do Castelo, até 31 de maio

Mértola tem propostas culturais para esta quarta-feira, 31 de maio, assim como Odemira e Moura. Exposições, teatro e Feira do Livro são sugestões que estes três concelhos do distrito têm para hoje e próximos dias.

“Do Artesanato ao Design” é o nome da exposição que ainda pode ver hoje na Galeria do Castelo em Mértola. É uma organização conjunta do Loulé Criativo, Associação Via Criativa e Associação Passa ao Futuro.

Esta mostra “reúne projetos do Loulé Criativo, da Associação Via Criativa e da Associação Passa ao Futuro, com o objetivo de dar a conhecer produtos resultantes da utilização das matérias e técnicas tradicionais com um design atual e inovador, que responde aos desafios da inovação, da contemporaneidade e da sustentabilidade.

No âmbito do projeto Loulé Criativo, foi realizada uma Residência de três designers louletanos que, com um novo olhar, retornam às suas origens, promovendo o encontro com artesãos e o cruzamento entre os universos da tradição e da inovação. Foram trabalhadas três vertentes: a utilização dos materiais da terra (aproveitamento de recursos e desperdícios), a combinação de materiais (reforçando a ação pela valorização das artes tradicionais), e a valorização dos produtos locais.

A Associação Via Criativa, cujo principal objetivo é a promoção do design para o desenvolvimento local, tem vindo a promover o projeto “Desenhar a Terra Futura” que implementa um modelo sustentável de design, na área do slow fashion e dos têxteis, através da criação de uma marca piloto baseada na cultura local. Neste âmbito e com direção criativa da designer Alexandra Cabral, a marca Safra vai “desenhando Mértola”, unindo criativos em torno de conceitos sustentáveis nas suas diversas vertentes. O conhecimento gerado, em prol da Sustentabilidade, resulta num design de moda que integra o upcycling de vestuário descartado, a impressão botânica e o tingimento natural, a estampagem digital e a sublimação, técnicas artesanais de tecelagem ou a impressão 3D em acessórios. Além do vestuário, design têxtil, acessórios e joalharia, também está presente a fotografia editorial de moda.

A missão da Associação Passa ao Futuro é preservar, promover, inovar, ativar e celebrar o setor artesanal português através de um conjunto de iniciativas que permitam apoiar um processo de design social, económica e ambientalmente responsável e sustentável. No âmbito de residências têxteis do património do Alentejo foram desenvolvidas algumas ações com a Oficina de Tecelagem de Mértola que resultaram em produtos de grande qualidade e muito apelativos que aliam o saber-fazer tradicional e novas funcionalidades”, refere a nota de imprensa enviada à nossa redação.

A exposição teve o apoio da Câmara Municipal de Mértola e do Museu de Mértola – Cláudio Torres. A mesma integrou a comemoração do Dia Internacional dos Museus a 18 de maio e também a programação do 12.º Festival Islâmico de Mértola, de 18 a 21 de maio.

Odemira sugere, para o Cineteatro Camacho Costa, o espetáculo de Teatro Electroacústico “Contos Contados com Som”, iniciativa da Miso Music Portugal, em parceria com o Município. O concerto começa às 16h00 e as entradas são gratuitas.

Na sinopse da proposta pode ler-se que “este espetáculo é uma forma diferente de contar histórias, que tem como objetivo promover a literacia musical, incutir o gosto pela descoberta de novas linguagens e desenvolver a imaginação, a atenção e a concentração. O projeto, pensado para crianças e famílias, propõe uma viagem musical a partir de poemas e histórias que abordam questões como a fantasia, o medo, a confiança, a amizade, a lealdade e o respeito pelo próximo. Paula Azguime é responsável pela conceção e difusão sonora do espetáculo, com direção artística de Miguel Azguime, que a par de Camila Mandillo faz a narração das histórias que levam o público mais novo por viagens imaginárias a mundos mágicos.

Entre os "Contos Contados com Som" constam “O Pássaro Da Cabeça”, um poema de Manuel António Pina, com música de Joana Sá, “O Leão E O Rato”, de Esopo e La Fontaine, com música de Miguel Azguime, “Nuno E Os Monstros”, história de Ágata Mandillo, com música de Isabel Soveral, “Uma Mesa É Uma Mesa. Será?”, de Isabel Martins e música de José Luís Ferreira, “A Música Do Silêncio Mágico”, uma história Ágata Mandillo com base em “O Rei Vai Nú” de Hans Christian Andersen, e música de António Ferreira. 

A iniciativa, que estará no Cineteatro Camacho Costa durante dois dias, prevê ainda sessões do espetáculo para alunos das escolas do concelho, utentes de lares de idosos e utentes da APCO - Associação de Paralisia Cerebral de Odemira”.

A 42.ª Feira do Livro de Moura realiza-se a partir de hoje e até 11 de junho, no Castelo. O evento, que faz parte do calendário cultural do concelho, tem como objetivos "a promoção do livro e da leitura, ao mesmo tempo que é palco de diversas atividades culturais que vão desde o teatro à música, passando por exposições e atividades lúdicas e, claro, apresentações de livros com a presença dos respetivos autores", segundo a autarquia.

Uma exposição de banda desenhada, com trabalhos de Carlos Baptista Mendes, estará patente durante a 42.ª Feira do Livro de Moura. A mostra tem como título “Baptista Mendes: a História em Quadrinhos” e revisita alguns dos muitos trabalhos que este autor publicou, durante mais de duas décadas, no Jornal do Exército. São histórias curtas (em duas pranchas, na sua grande maioria) versando acontecimentos ou biografias de personagens famosos da História de Portugal.

Trata-se de uma produção conjunta entre a Câmara Municipal de Moura, o Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu e o Clube Português de Banda Desenhada, que este ano se junta à habitual parceria entre Moura e Viseu. 


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.