O aviso amarelo, o terceiro menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
No distrito de Beja, as temperaturas mínimas previstas atingem os zero graus e as máximas não vão além dos 11 graus, nada que não seja normal no inverno, em especial nos meses de janeiro e fevereiro. Mas importa adotar medidas preventivas.
A Direção-Geral da Saúde sugere aos cidadãos medidas especiais nestes dias frios.
Quanto a vestuário, aconselha várias camadas de roupa e proteção especial das extremidades do corpo (com luvas, gorro, meias quentes e cachecol).
Recomenda a quem está em casa que se agasalhe bem e que mantenha a habitação quente (mas, se utilizar lareiras, braseiras, salamandras ou aquecimento a gás, deve ventilar as divisões da casa).
No que diz respeito à alimentação, a DGS sugere que se beba água, chá ou sumos naturais ao longo do dia; se façam refeições mais frequentes com sopas e bebidas quentes; e se comam frutas e hortícolas da época.
É aconselhável também alguma atividade física: “faça pequenos movimentos com os dedos, os braços e as pernas, evitando o arrefecimento do corpo; no exterior, tenha cuidado com as condições do piso e evite quedas; beba água antes, durante e depois da atividade física para evitar a desidratação”.
Por fim, se vai viajar de automóvel, informe-se sobre a previsão meteorológica; se nevar, leve roupas e bebidas quentes; e viaje em segurança, de acordo com as condições meteorológicas e da estrada.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com