Voltar

Ambiente

Temperaturas vão baixar depois de dois dias de máximos históricos, revela IPMA

Ambiente

Temperaturas vão baixar depois de dois dias de máximos históricos, revela IPMA


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que o calor baixe a partir de hoje, sábado, 26. Em Beja, nos próximos 10 dias, as temperaturas máximas devem descer para os 30/32 graus e as mínimas para os 15/17 graus centígrados. E até estão previstos aguaceiros para começos de setembro…

Os dias 22 e 23 de agosto foram, respetivamente, o quinto e sexto mais quentes dos últimos 15 anos em Portugal continental, com sete estações a ultrapassarem máximos históricos de temperatura.

Segundo dados divulgados pelo IPMA, os dias 22 e 23 de agosto foram, respetivamente, o quinto e sexto mais quentes dos últimos 15 anos em Portugal continental, com valores médios da temperatura média de 29.35°C e 28.76°C.

Estes dois dias ficaram apenas atrás de quatro dias, entre 2 e 5 de agosto de 2018, em que se «verificaram condições meteorológicas semelhantes às atuais, mas durante um intervalo temporal maior», sublinhou o IPMA. «Os dias 22 e 23 de agosto de 2023 apresentaram ainda o 5.º e 10.º maior valor médio da temperatura máxima, e o 8.º e 11.º maior valor médio da temperatura mínima, respetivamente», explicou ainda.

No dia 22, no País, em 20 estações foram ultrapassados os anteriores maiores valores da temperatura máxima para o mês de agosto.

Já no dia 23, foram ainda ultrapassados máximos para o mês de agosto da temperatura mínima em quatro estações.

O calor extremo «deveu-se à influência de uma massa de ar quente e seco com origem no norte de África, transportada na circulação resultante de um anticiclone localizado sobre o Golfo da Biscaia e de um vale depressionário centrado no sul da Península Ibérica, sendo reforçada por uma crista anticiclónica em altitude sobre a Península Ibérica e pela situação de seca que o território do Continente tem vindo a atravessar», referiu a mesma fonte.

No dia 22, registou-se em 50% do território valores de temperatura máxima do ar iguais ou superiores a 40°C e em 15% do território estiveram temperaturas acima de 42°C, detalhou o IPMA. Valores de temperatura máxima do ar iguais ou superiores a 35°C ocorreram em cerca de 80% do território, enquanto temperaturas iguais ou superiores a 30°C ocorreram «em praticamente todo o território».

No dia seguinte, registou-se em 40% do território valores de temperatura máxima do ar iguais ou superiores a 40°C, sendo que em 6% do território registaram-se temperaturas acima de 42°C.



PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.