A iniciativa, que tem a Câmara de Odemira como parceira estratégica e financiamento assegurado pela Direção-Geral das Artes, “surge da necessidade de criar novos centros de acesso à cultura e à fruição das artes”, explicou a companhia.
O projeto foi “desenhado com o cuidado de envolver ativamente as comunidades, valorizando as tradições e as novas contemporaneidades que compõem a região”, tendo a “paisagem e memória como mote”, acrescenta o Teatro Só, que tem sede em Odemira e Berlim (Alemanha).
A programação cultural “Desassossega” arranca neste domingo, no mercado municipal de Odemira, que entre as 13h00 e as 20h00 vai receber um “Mercado de Artistas”, com exposição e venda de obras de artistas plásticos locais.
A iniciativa contará ainda com a atuação do contador de histórias Jorge Serafim, que apresentará “Contopias”, e do Grupo Coral Infantil de Odemira, além dos espetáculos de marionetas “François Blanc”, pelo holandês Steven Luca, e de circo-mastro chinês “Une Partie de Soi”, da companhia O Último Momento.
Já Guilherme Ferreira apresentará o espetáculo de estátua viva “Cantor Romântico”, Jean Philippe Kikolas dará a conhecer o espetáculo de circo e humor “Sin Remite”, Cristina Casadio & Stefan Sing apresentam o espetáculo de dança “Tangram” e grupo Soul Beat interpretará danças tradicionais do Nepal.
A programação do “Desassossega” continua, a 12 de novembro, no cineteatro Camacho Costa, em Odemira, com a companhia Kulu Orr a apresentar em palco o espetáculo de circo, música, humor e tecnologia “Control Freak”.
A par dos espetáculos, a 13 e 14 de outubro está prevista uma ação de formação sobre gestão e produção de projetos culturais e artísticos, com Joana Ferreira e Manuel Henriques, que vai decorrer na biblioteca municipal.
Entre os dias 03 a 05 de novembro terá lugar uma oficina sobre teatro em espaço público, com formadores do Teatro Só.
O programa cultural “Desassossega” inclui também o projeto artístico com a comunidade “Vereda”, que entre os dias 02 e 09 de dezembro vai desenvolver, no espaço CRIAR, em Odemira, a ação “Escuta – Sons que desenham paisagem”, com direção artística de Nuno Torres.
Finalmente, de 26 a 28 de janeiro, o cineteatro Camacho Costa receberá a apresentação da produção “Sou eu?!”, com direção artística de Sérgio Fernandes e que resulta de uma parceria do Teatro Só com a Associação de Paralisia Cerebral de Odemira.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com