Voltar

Cultura

Teatro e música: Ana Ademar e Celina da Piedade são as mulheres em destaque hoje

Cultura

Teatro e música: Ana Ademar e Celina da Piedade são as mulheres em destaque hoje


Esta é a Semana da Igualdade e continuamos a ouvir, na Voz da Planície, as opiniões das mulheres sobre o que é ser mulher nos dias de hoje, em determinados contextos profissionais. Ana Ademar é atriz, já foi dirigente associativa e é dona de um bar. Celina da Piedade é cantora e compositora. E estas são as mulheres em destaque nesta terça-feira. Duas mulheres que escolheram o Alentejo para trabalhar e viver.

Ana Ademar escolheu o Alentejo, em 2007, quando decidiu ser atriz e abraçar um projeto, em Beja, nesta área, embora já tivesse estado, também, em Évora dois anos. É atriz, foi dirigente associativa e é dona de um bar, a única mulher à frente de um negócio como este em Beja. Ana Ademar diz que levou um certo tempo a perceber que houve situações pelas quais passou que têm a ver com o facto, de ser mulher e fala sobre as suas experiências profissionais, explicando que, apesar de tudo, tem sabido gerir as coisas. Não esconde que na profissão de atriz e enquanto dirigente associativa teve de lidar com preconceitos e estereótipos. No caso do bar, refere, que ser mulher até se tem mostrado uma vantagem.

Celina da Piedade é cantora e compositora e tem, na sua família materna, origens em Baleizão, concelho de Beja. No final da década de 90, do século XX, estudou em Évora e foi nessa altura que começou a envolver-se mais com o Alentejo e o seu património musical. Escolheu Beringel para viver há três anos e frisa que é importante estar no local que se tem como instrumento de trabalho, dizendo que o impacto do que se faz é mais significativo. Apesar da música ser um mundo ainda muito masculino, Celina da Piedade confidenciou à Voz da Planície que nunca sentiu que o seu trabalho fosse desvalorizado por isso. Acrescenta que na sua banda tem privilegiado o trabalho com mulheres e que tem um novo álbum pronto para lançar no dia 19 deste mês.

Duas mulheres que vivem e trabalham no concelho de Beja, que optaram pelas artes como forma de vida e que reconhecem as dificuldades que as mulheres ainda hoje enfrentam, mas que deixam, igualmente, testemunhos otimistas quanto ao futuro.


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.