Voltar

Atualidade

STAL: “o SPI ainda não está a ser aplicado em mais de metade das autarquias do país”

Atualidade

STAL: “o SPI ainda não está a ser aplicado em mais de metade das autarquias do país”


A Direção Nacional do STAL reuniu-se, no passado dia 8, com os secretários de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, e da Administração Pública, José Couto, tendo sido abordados diversos assuntos relacionados com os trabalhadores da Administração Local, com destaque para a aplicação do Suplemento de Penosidade e Insalubridade (SPI), e outras questões relacionadas.

No que diz respeito ao SPI, os dois governantes comungam da mesma interpretação do STAL quanto ao art.24º da Lei do Orçamento do Estado de 2021, que consagra a atribuição imediata, com retroativos até janeiro, do SPI nas autarquias, serviços municipalizados ou empresas municipais aos trabalhadores da carreira geral de Assistente Operacional.

O STAL frisa que, passado meio ano, o SPI ainda “não está a ser aplicado em mais de metade das autarquias”, ou tem sido aplicado de forma “irregular”, quer relativamente às profissões, funções abrangidas e aos valores, quer ainda quanto à retroatividade da sua aplicação. Existem também situações em que o STAL identificou que o procedimento legal é “enviesado” ou até mesmo “violado”.

“É inaceitável o incumprimento da lei por parte das autarquias”, sublinha o STAL, referindo que esta é uma atitude que assume a gravidade que resulta de uma norma legal, contida em lei com valor reforçado, que não está a ser aplicada uniformemente nas autarquias do país e, no entender do Sindicato, “em desrespeito pelo princípio do Estado de Direito e pela imperatividade de norma orçamental que obriga todas as entidades destinatárias”.


PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

PUB
BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.