Voltar

Educação

SPZS: “novo ano letivo mas com os velhos problemas por resolver”

Educação

SPZS: “novo ano letivo mas com os velhos problemas por resolver”


O Sindicato de Professores da Zona Sul comenta o arranque deste novo ano letivo, frisando que os problemas se mantêm, e continuam a arrastar-se há anos afetando a qualidade da escola pública. Questões como a falta de pessoal docente e auxiliar, turmas com 30 alunos, e a precaridade que assola o setor e afasta os jovens, são alguns dos problemas que se mantêm neste novo ano letivo.

Manuel Nobre, presidente do SPZS sublinha que, o ano letivo arranca “como se nada se passasse”, com turmas a manter o mesmo número de alunos, em alguns casos acima dos 30, e questiona como se pode seguir as orientações da DGS e Ministério da Educação relativamente ao distanciamento físico numa sala com mais de 30 alunos. Refere também que continua a não existir um reforço do pessoal docente nem do pessoal auxiliar, apesar das insuficiências que se revelaram nestes últimos dois anos afetados pela pandemia.

Também a municipalização da educação avança, por imposição do Governo, “de forma forçada” e pode representar “um grande retrocesso para o sistema educativo e irá conduzir a escola pública para um caminho perigoso”, frisa Manuel Nobre.

No dia 5 de outubro comemora-se o Dia Mundial do Professor e neste dia, os docentes poderão dirigir-se a Lisboa, e manifestarem-se frente ao Ministério da Educação, dizendo “bem alto” que o Governo “não pode continuar a assumir esta postura de bloqueio negocial”.


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.