Voltar

Educação

SPZS: lista do Governo para tirar amianto das escolas “é passo tímido”

Educação

SPZS: lista do Governo para tirar amianto das escolas “é passo tímido”


"O SPZS e a FENPROF lutam desde 2008 pela retirada de amianto das escolas” e o "Sindicato valoriza o facto, do Governo avançar agora com uma lista de estabelecimentos de ensino para este efeito”. O SPZS considera, contudo, que “ainda se está longe do pretendido”, que esta decisão é “um passo tímido” e “estranha estarem fora desta lista as escolas secundárias de Castro e de Serpa.”

“O Sindicato de Professores da Zona Sul (SPZS) valoriza o que está a ser feito”, referindo-se à lista do Governo que contempla 540 escolas do país para a remoção do amianto, mas recorda que “esta tem sido uma jornada de luta longa, pecando esta decisão por tardia, tendo em atenção que existe legislação que obriga à concretização desta ação desde 2014”. “O SPZS estranha, também, o facto, de estarem de fora desta lista as escolas secundárias de Castro Verde e de Serpa”. As declarações são de Manuel Nobre, presidente do SPZS.

“A remoção de amianto das escolas não se resume à cobertura dos estabelecimentos de ensino”, frisa, igualmente, Manuel Nobre, referindo que “esta lista e o que se pressupõe fazer é um passo tímido para o que se necessita efetivamente”. Neste contexto, o presidente do SPZS revelou que “Portugal é o país mais atrasado da União Europeia nesta matéria”.

Embora valorize o passo que este Governo deu, o SPZS refere, ainda, que “deixar para as autarquias esta questão do amianto significa a desresponsabilização da tutela nesta questão”.

Recorde-se que no distrito de Beja estão contempladas as escolas secundária de Aljustrel, a básica e secundária de Almodôvar, a Mário Beirão e Santiago Maior de Beja, a básica e secundária de Ferreira, a básica e secundária de Mértola, a básica de Odemira e as duas escolas básicas de Serpa.


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.