Voltar

Educação Atualizada

Sindicatos exigem adiamento de transferência de competências da educação para as autarquias

Educação Atualizada

Sindicatos exigem adiamento de transferência de competências da educação para as autarquias

Para assinalar a data em que os municípios passaram a ter de aceitar competências na área da educação, sindicatos do distrito de Beja, entre eles o de professores, entregou um documento na CIMBAL a chamar a atenção para as várias problemáticas que esta situação levanta. Foram feitas também iniciativas nas escolas. Os sindicatos querem o adiamento do processo e uma discussão ampla sobre esta matéria.

Estas ações enquadram-se na luta que tem sido travada pelos sindicatos no sentido de se adiar o processo de transferência de competências para as autarquias locais, promovendo dessa forma um debate mais alargado na sociedade portuguesa sobre educação e a escola pública em Portugal.

Marcaram presença membros da União dos Sindicatos do Distrito de Beja (USCB/CGTP-IN), do Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS), do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL) e do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA).

A partir de hoje, por imposição do Governo, as câmaras municipais e as Comunidades Intermunicipais recebem, obrigatoriamente, competências em várias áreas, nomeadamente na da Educação. 

Os sindicatos consideram inadmissível que o Estado se desresponsabilize de um domínio tão importante e universal como é a educação de um País. Sendo que este processo de transferência de competências se irá traduzir num maior desinvestimento da Administração Central na educação e nas escolas públicas portuguesas, consideram ainda.


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.