“A partir do final do
próximo ano, todos os que pretendam visitar a cascata Pulo do Lobo vão passar a
dispor de melhores condições de acesso. A Câmara de Serpa vai avançar com a
instalação de um conjunto de passadiços em madeira que garantem segurança num
local bastante acidentado e perigoso.” As declarações são do presidente da
Câmara de Serpa, Tomé Pires.
A operação Passadiços do Pulo do Lobo, candidatada ao Alentejo 2020, foi aprovada pelo valor superior a 463 mil euros, montante que é comparticipado pelo fundo da União Europeia Feder no montante de 320 mil euros.
"Mas é sobretudo no acesso final ao Pulo do Lobo que vão ser realizadas as alterações mais significativas. As pessoas vão poder descer, em segurança, os cerca de 50 metros da íngreme margem do rio, por uma escadaria em madeira com cerca de 300 degraus que serpenteia a encosta e interrompida, a cada 18 degraus no máximo, por patamares de descanso que funcionam como miradouros”, avança a Câmara de Serpa.
“Os que optem por chegar à queda de água por Serpa já o podem fazer por um novo traçado. O anterior «caminho de cabras» que desafiava a suspensão das viaturas, ao longo de seis quilómetros, foi asfaltado e a Estrada Municipal 514 que lhe dá acesso sofreu alterações. Chegados ao local, os visitantes encontram agora um parque para estacionar digno desse nome, ao contrário do que acontecia anteriormente, quando as viaturas tinham de ser deixadas num sítio ermo", avança, também, a autarquia.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com