Voltar

Atualizada

Serpa: Hospital de São Paulo com urgências fechadas a partir de hoje

Atualizada

Serpa: Hospital de São Paulo com urgências fechadas a partir de hoje

Foi através da Câmara de Serpa que se tomou conhecimento da decisão da Administração do Hospital de São Paulo de fechar, a partir de hoje, da meia-noite às 08.00 horas, as urgências desta unidade por falta de pessoal médico. O provedor confirmou esta decisão e adiantou à Voz da Planície que estaria a desenvolver esforços para resolver a situação. Na passada quinta-feira houve uma marcha, junto do Hospital, a exigir a reabertura deste serviço.

A Voz da Planície fez várias tentativas, ao longo da jornada informativa de hoje, no sentido de saber até quando este serviço ficará sem funcionar e para conhecer as diligências que estão a ser feitas para ultrapassar este problema, mas não conseguiu obter respostas pois não chegou à fala com o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Serpa.

Recordamos que no passado dia 30 de dezembro de 2021 os utentes deste serviço fizeram uma marcha de protesto frente ao Hospital a exigir a sua retoma. Comissão de Utentes e Sindicato dos Enfermeiros Portugueses também marcaram presença.

Recordamos, também, que várias vozes se levantaram contra a decisão de encerramento deste serviço por "colocar em causa a prestação de cuidados de saúde à população do concelho de Serpa, assim como de outros que também serve, e por considerarem que a "Santa Casa da Misericórdia não está a cumprir o acordo firmado em 2014, por 10 anos, que define a gestão tripartida da unidade - Santa Casa, ARS Alentejo e ULSBA - e o pagamento da prestação deste serviço".

Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Serpa, Grupo Parlamentar do PCP - que revelou o encerramento deste serviço também durante o dia de quinta-feira e questionando a tutela sobre o conhecimento desta matéria e soluções a tomar para a mesma -, a Comissão de Utentes de Serviços Públicos deste concelho e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, todos são unânimes em defender o retorno do  Hospital de São Paulo ao Ministério da Saúde por considerarem ser esta a "única via que garante a prestação efetiva de todos os serviços a que está obrigado".

António Sargento, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Beja, referiu à Voz da Planície, no passado dia 29 de dezembro, que esta decisão foi tomada porque "há ausência de médicos para escala". Apelou à resolução breve desta situação, juntamente com todas as entidades de saúde do concelho e do distrito, sublinhando que "nem a própria tutela consegue dar resposta".

Tal como observava o comunicado da Câmara Municipal de Serpa, o encerramento das urgências neste Hospital, em situações pontuais ou mais permanentes, têm sido recorrentes e a Voz da Planície tem feito várias notícias dando conta disto mesmo, dando sempre voz ao provedor, que nas diversas ocasiões em que foi ouvido garantiu, sempre, que este serviço, durante a sua gestão, não "iriam fechar".

Nota: foto do protesto frente ao Hospital de Serpa.



PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.