De acordo com o mesmo responsável, os objetivos desta operação são "prevenir e monitorizar as ocorrências e episódios de violência no Serviço Nacional de Saúde (SNS), promover a cultura de segurança neste sistema, fomentar a criação de parcerias a nível regional e local, realizar formação para os polícias assim como para os profissionais de saúde com vista à implementação da visibilidade policial junto dos hospitais".
Dário Marta especifica, ainda, que a PSP tem 80% das unidades hospitalares que fazem parte da área de jurisdição da PSP. Neste contexto, explica o comissário, são prestados vários conselhos de segurança no atendimento presencial, com visitas ao domicílio feitas por parte dos profissionais de saúde.
No âmbito desta operação que está a decorrer nas cidades de Beja e Moura, a PSP prossegue com uma ação de sensibilização que contou com a participação de 22 profissionais da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA). Dário Marta frisa, neste contexto, que "a diretiva em questão enquadra-se num trabalho de continuidade iniciado em Beja em outubro de 2023 e sem fim previsto". Desde esse período foram elaboradas 33 ações de sensibilização na temática da "Saúde em segurança" dirigidas às subunidades e serviços da ULSBA. Ao todo, estas ações já envolveram 742 profissionais.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com