Voltar

Agricultura

Seca: Bruxelas cria dois instrumentos para reforçar prevenção e combate na União Europeia

Agricultura

Seca: Bruxelas cria dois instrumentos para reforçar prevenção e combate na União Europeia


A Comissão Europeia divulgou dois novos instrumentos de gestão dos riscos para reforçar a preparação da União Europeia (UE) para combater as secas e a escassez de água.

Os dois instrumentos – uma base de dados europeia dos impactos das secas e o Atlas Europeu dos Riscos de Seca – integram a estratégia para impulsionar as ações europeias no domínio da água e serão incluídos no Observatório Europeu da Seca, ajudando as autoridades europeias, nacionais e locais a antecipar e a fazer face aos riscos das secas e da escassez de água à escala europeia, nacional e regional.

Segundo um comunicado, dado que as alterações climáticas afetam a frequência e a intensidade da chuva, a escassez de água pode aumentar significativamente em diferentes regiões da Europa.

Por outro lado, devido ao aumento dos riscos de seca, a produção de determinadas culturas pode diminuir significativamente. As previsões mostram igualmente que o abastecimento público de água, incluindo o abastecimento de água potável, poderá estar comprometido em muitas zonas da Europa, bem como a produção de energia.

Em Portugal, os dados mais recentes do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mostravam que, no final de agosto, houve “um aumento da intensidade da seca meteorológica em quase todo o território do continente”, com as regiões Centro e Interior Norte em seca moderada, as de Lisboa e Vale do Tejo e Alto Alentejo em seca severa e a região Sul, especialmente os distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro, em seca extrema (27,1 por cento do continente).



PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.