A Ordem dos Médicos (OM) quer que o Orçamento do Estado (OE) para 2025 inclua um plano de atração e fixação de médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) a aprovar pelo Governo no primeiro trimestre do próximo ano.
Os autarcas dos concelhos servidos pelo Serviço de Urgência Básica (SUB) de Castro Verde estão satisfeitos com a evolução “francamente positiva” no funcionamento previsto desta resposta nos meses de novembro e dezembro.
O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) deixou, em Beja, boas notícias para o Serviço de Urgência Básica (SUB) de Castro Verde. António José Brito, presidente da Câmara de Castro Verde, revela que este serviço está assegurado "em parte significativa de novembro" e que "tem solução pensada para dezembro".
O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) esteve em Beja e não deixou boas notícias para o o Hospital José Joaquim Fernandes. Paulo Arsénio, presidente da Câmara, diz que a situação vai-se complicar a partir do dia 29 deste mês nas urgências de pediatria e no Bloco de Partos. E António Bota, presidente do Conselho Intermunicipal da CIMBAL, fala em encerramentos que se podem prolongar para os primeiros três meses de 2025.
António Gandra D´Almeida, diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), visita hoje, dia 18 de novembro, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) em Beja, pelas 14h30. Esta segunda-feira, o mesmo responsável desloca-se, também, a Santarém e Faro.
Os órgãos autárquicos e habitantes de Castro Verde, no distrito de Beja, manifestaram um “profundo desagrado” com os possíveis dias de fecho das urgências locais e exigem à ministra da Saúde medidas que normalizem o funcionamento do serviço.
A ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, revelou que foram entregues até setembro 2.355 cheques psicólogos e 1.019 cheques nutricionistas, sobretudo a mulheres que residem nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.
O Movimento Pelas Crianças e Jovens na Pandemia pede que seja implementada uma ação legislativa "urgente" de forma a "compensar as vítimas de reações adversas à vacinação contra o Covid-19." Os dados avançados pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) indicam que houve um "número histórico de 39.135 casos notificados, incluindo 142 mortes, enquanto Portugal se mantém na retaguarda dos países europeus a criar mecanismo de compensação."
A Coligação Democrática Unitária (CDU) de Castro Verde mostra-se preocupada com "os encerramentos do Serviço de Urgência Básico (SUB) desta vila previstos para este mês e para o próximo". Neste contexto realiza-se hoje, dia 16 de novembro, uma manifestação junto ao Centro de Saúde de Castro Verde, pelas 10h30, contra o "fecho do SUB, em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e de solidariedade com os profissionais de saúde."
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) agendou para esta sexta-feira, dia 15, uma manifestação contra o encerramento do Serviço de Urgência Básica (SUB) de Castro Verde. A concentração começa pelas 09h00. Desta forma o SEP exige "o funcionamento em pleno do Serviço de Urgência Básica de Castro Verde, a melhoria das condições de trabalho que permitam a contratação e fixação dos profissionais e o direito de acesso aos cuidados de saúde."
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) anuncia o encerramento do Bloco de Partos das 08h00 de hoje, 14 de novembro, e até às 08h00 de amanhã, dia 15. A Urgência Pediátrica fecha das 20h00 desta quinta-feira até às 08h00 de sábado, dia 16. A falta de profissionais de saúde provocou este encerramento, uma matéria que o presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), António Bota, já tinha avançado à Voz da Planície esta semana.
Quinta-feira é dia de "Uma questão de saúde" na Voz da Planície. Este programa, realizado em parceria com a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), conta hoje, 14 de novembro, com a participação da enfermeira especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica, em funções na UCC Beja, Inês Reis, e da enfermeira do Serviço de Urgência Básico de Castro Verde, Ana Margarida Paulino, para falarem sobre depressão.
O Dia Mundial da Diabetes celebra-se, anualmente, a 14 de novembro, com o objetivo de "consciencializar as pessoas para as consequências negativas desta doença na vida dos cidadãos, sensibilizando-as para adotarem um estilo de vida saudável", refere Centro de Informação Europeia Jacques Delors (Eurocid).
"Falta de médicos e consequentes encerramentos de respostas de serviços de urgências no distrito são problemas sérios que o território enfrenta e que colocam em perigo o socorro às populações", refere António José brito, presidente da Câmara de Castro Verde e porta-voz do grupo de autarcas de cinco concelhos afetados com o encerramento do Serviço de Urgência Básica (SUB) de Castro Verde.
Os autarcas de Castro Verde, Almodôvar, Aljustrel, Mértola e Ourique saíram da reunião com a administração da ULSBA "preocupados" e com um cenário "pouco otimista" sobre o encerramento do Serviço de Urgência Básica (SUB) de Castro Verde. António José Brito, presidente da Câmara de Castro Verde, explica que o "encerramento previsto para esta sexta-feira, dia 15, passa de 24 para 12 horas", deixando claro que "este problema só pode ser resolvido pelo Governo", avançando que vai "ser pedida uma reunião à ministra da Saúde" e que "os episódios a que se têm assistido vão continuar até final deste ano".
Os presidentes das câmaras de Castro Verde, Aljustrel, Almodôvar, Mértola e Ourique reúnem-se hoje, dia 12 de novembro, com a administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), para avaliar a situação do encerramento do Serviço de Urgência Básico (SUB) de Castro Verde "e definir uma estratégia para superar este problema que muito afeta as populações."
Há um projeto-piloto que apresenta um programa de prevenção à depressão pós-parto que, numa primeira fase, chega a quatro unidades locais de saúde, nomeadamente a do Baixo Alentejo (ULSBA), a do Alto Ave, a de Gaia e a de Espinho e Viseu Dão-Lafões. O projeto chama-se "Be a mom".
Nove em cada 10 pessoas sem doença cardiovascular conhecida que foram inquiridas num estudo apresentam pelo menos um dos oito fatores de risco. O estudo Radical - Rastreio Digital do risco cardiovascular, que recolheu informação de mais de 4.000 pessoas com idades entre os 40 e 69 anos e sem doença cardiovascular conhecida, concluiu que há uma "elevada" prevalência nesta população.
A Coligação Democrática Unitária (CDU) de Castro Verde "volta a manifestar as suas preocupações face aos encerramentos do Serviço de Urgência Básico (SUB) desta vila previstos para este mês e para o próximo". Neste contexto, a CDU realiza uma manifestação neste sábado, dia 16, junto ao Centro de Saúde de Castro Verde, às 10h30, contra o "encerramento do SUB, em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e de solidariedade com os profissionais de saúde".
Com os encerramentos verificados e os previstos para este mês, bem como para o próximo, dos serviços de urgências, os presidentes das câmaras de Castro Verde, Aljustrel, Almodôvar, Mértola e Ourique pediram uma reunião conjunta, com caráter de urgência, à administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA). "Avaliar a situação e definir uma estratégia para superar este problema que muito afeta as populações" destes cinco concelhos é o objetivo.
A possibilidade de encerramento do Serviço de Urgência Básica (SUB) de Castro Verde, por várias vezes neste mês de novembro, causa “total preocupação” ao presidente da Câmara Municipal, António José Brito.
"A Câmara Municipal de Castro Verde tomou conhecimento que o Serviço de Urgência Básica (SUB) do Centro de Saúde de Castro Verde deverá encerrar, sucessivamente, por períodos de 12 horas, pelo menos seis dias durante o mês de novembro e, no dia 15, há mesmo a possibilidade de encerramento durante 24 horas" e divulga esta situação com a qual afirma estar "preocupada".
O Programa Regional Alentejo 2030 anuncia a abertura do aviso "Infraestruturas e Equipamentos Hospitalares", que visa o financiamento de projetos que promovam a modernização e o reforço das infraestruturas e equipamentos hospitalares no Alentejo. A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) está contemplada. As candidaturas decorrem até 14 de fevereiro de 2025 e a dotação disponível é de 10 milhões e 600 mil euros, com uma taxa máxima de cofinanciamento FEDER de 85%.
A ministra da Saúde considera que é "urgente" a implementação de uma ação que ajude a prevenir e a tratar os doentes que sofrem de obesidade. Ana Paula Martins alertou para o facto das estatísticas nacionais terem vindo a piorar nesta matéria.
A percentagem de cirurgias oncológicas realizadas fora dos tempos máximos recomendados aumentou no primeiro semestre do ano. A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) indica que 22,4% dos utentes foram operados fora do prazo definido por lei.
Quinta-feira é dia de "Uma questão de saúde" na Voz da Planície. Este programa, realizado em parceria com a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), conta com a participação do enfermeiro José Dores e trata hoje, 31 de outubro, a diabetes.
O peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) realiza-se entre hoje, dia 31 de outubro, e domingo, 3 de novembro, em todo o País. Com esta iniciativa a LPCC pretende apelar os cidadãos a ajudarem os doentes oncológicos através de um donativo. A canção “Enquanto houver estrada para andar”, de Jorge Palma, é o lema da edição deste ano.
O Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama celebra-se a 30 de outubro, com ações de sensibilização e de informação sobre a doença. Neste dia faz-se um apelo à mudança de comportamentos perante a doença e divulga-se informação sobre o tratamento, o rastreio, o diagnóstico e a prevenção do cancro da mama.
Cerca de 4.800 médicos e mais de 1.300 enfermeiros estrangeiros trabalham em Portugal, um número que tem aumentado no caso dos clínicos, enquanto nos enfermeiros se mantém estável. Os dados são divulgados pela Ordem dos Enfermeiros e da Ordem dos Médicos.
Neste dia internacional do Acidente Vascular Cerebral (AVC) tenta-se chamar a atenção para os seus perigos e divulgar informações importantes que passam, entre outros aspetos, por identificar os sintomas mais evidentes.
Os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica iniciaram hoje uma greve de quatro dias para exigir resposta às suas reivindicações, uma paralisação que pode impedir a realização de exames, como análises ou ecografias, no Serviço Nacional de Saúde.
O Governo anunciou que vai criar uma Linha SNS Criança para desviar das urgências pediátricas os casos não urgentes, enviando-os para consultas agendadas nos centros de saúde. Este plano vai arrancar inicialmente em Lisboa e Vale do Tejo, região Oeste e Península de Setúbal, sendo depois alargado a todo o País.
Cerca de 32% das pessoas com 65 ou mais anos já se vacinou contra a gripe este ano, mais do dobro do que no mesmo período de 2023, estima uma monitorização da campanha de vacinação.
Quinta-feira é dia de "Uma questão de saúde" na Voz da Planície. Este programa, realizado em parceria com a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), conta com a participação da enfermeira especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica, Inês Reis, e trata hoje, 24 de outubro, a ansiedade.
Os utentes gastaram mais de 605 milhões de euros em medicamentos entre janeiro e agosto deste ano, com um aumento de 6,7% face ao mesmo período do ano passado. A despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi superior a 1.100 milhões de euros.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) congratula-se com a decisão do Governo de alargar a faixa etária do rastreio do cancro da mama de base populacional para 45-69 anos, de acordo com as mais recentes recomendações europeias. Anteriormente, o programa nacional de rastreio do cancro da mama abrangia o grupo etário entre os 50 e os 69 anos.
Hoje, 19 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Luta contra o Cancro da Mama. Este mês centra-se na "prevenção do cancro da mama e, ao longo de 30 dias, decorrem várias iniciativas a assinalar efeméridas especificas, relacionadas com este tema", refere a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Mais de 90% das Unidades de Saúde Familiar (USF) registaram falta de material básico no último ano e cerca de metade considera não ter instalações adequadas para o exercício da atividade dos profissionais de saúde. Estes dados analisados nas unidades locais de Saúde (ULS) indicam que, apenas nas do distrito de Beja não foram registadas faltas de material considerado básico em nenhuma das existentes.
Quinta-feira é dia de "Uma questão de saúde" na Voz da Planície. Este programa, feito em parceria com a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), conta com a participação de três nutricionistas da ULSBA e trata hoje, 17 de outubro, a temática da nutrição, a propósito do Dia Mundial da Alimentação, que se assinalou ontem, dia 16.
Mais de um milhão de pessoas foram vacinadas contra a gripe e mais de 760 mil receberam o reforço contra a covid-19 desde 20 de setembro, a maioria nas farmácias, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com