No comunicado em que esta entidade comentou os números nacionais da emigração relativos a 2021, revelados pelo Observatório da Emigração, recordou que saíram do País mais 60 mil pessoas, lembrando ainda que em 2019 foram 80 mil. Frisa que “nos últimos dez anos a média foi de 90 mil pessoas por ano".
Esta organização sublinha, neste contexto, que "é absolutamente urgente encontrar soluções para atrair e reter os milhares de profissionais qualificados que são formados em Portugal" e que este desafio "cabe às empresas e ao Estado responder".
Esta associação está "preocupada com a evolução dos níveis de emigração e com as suas consequências na sociedade, na economia e no País", apontando que "a população emigrante apresenta uma forte preponderância de jovens em idade ativa, o que agrava o 'Inferno Demográfico'" que já se está a viver e “a falta mão-de-obra que é transversal à economia".
É sublinhando, ainda, que "a fuga desta população ativa representa uma redução da receita fiscal e do consumo".
"Os baixos salários - 42 por cento inferiores à média da União Europeia -, a carga fiscal excessiva e o elevado custo de vida, em particular da habitação nos principais centros urbanos, impedem os jovens de alcançar a sua independência e prejudicam a atratividade do nosso País e motivam a sua saída", realçou a associação BRP.
Esta entidade destacou que em 2021, "a taxa de desemprego jovem foi de 23 por cento" e que "54 por cento dos contratos de trabalho celebrados eram temporários", adiantando ainda que "em 2019, 30 por cento dos trabalhadores jovens eram sobrequalificados para as funções desempenhadas".
Para a associação, "o Orçamento do Estado para 2023 apresenta medidas que vão na direção certa, como seja o alargamento do IRS Jovem", mas destacou que é preciso mais ambição.
A associação BRP é composta "por 42 líderes de empresas e grupos empresariais relevantes pelo seu valor acrescentado, emprego, investimento e contributo genérico para Portugal", indicou, incluindo grupos como a EDP, o BPI, a Sonae e a Salvador Caetano, entre os seus 42 associados fundadores.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com